quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

La La Land: Cantando as Estações

la la landFilme: La La Land: Cantando as Estações (La La Land)
Nota: 7,5
Elenco: Ryan Gosling, Emma Stone, J.K. Simmons, participação do John Legend
Ano: 2016
Direção: Damien Chazelle

 

 

 

É o filme do momento. Tava com grandes expectativas, porque é só elogios. Ganhou todos os prêmios importantes no Globo de Ouro, como melhor atriz, ator, diretor e filme.

Foi recorde também de indicações ao Oscar.

Eu sabia que era um musical, com ares de retrô e um filme romântico. Nada disso é algo que me interessa. Mas já me surpreendi muito com filmes fora do meu gosto que foram excelentes. Qualidade independe de gênero.

As cenas iniciais, tanto no engarrafamento, quanto da Mia com as amigas e as cenas do começo com Sebastian são consideradas geniais pelos críticos. Não achei graça nenhuma, nem vi nada demais.

Claro que há músicas, coreografias, deve ter dado um trabalho da porra de filmar e tal, mas aquilo não me diz nada.

Aliás, boa parte dos números musicais não me dizem nada. A cena inicial do romance dos dois, quando estão na provocação inicial, é chata e aquela música insuportável. Os dois começam a sapatear no meio da rua. Tudo bem que é um musical, mas não vi contexto.

A história em si trata da atriz Mia que luta para ter um papel e do músico de jazz Sebastian, que luta para pagar suas contas trabalhando em algo que o faça feliz, ou seja, o “puro” jazz que está em decadência.

Ambos se aproximam e agora aparecem os elogios: é bonita a história de amor que não é somente algo sexual ou açucarado, eles são importantes um para os outros porque se ajudam a realizar os próprios sonhos, ainda que aos tropeços.

Não é que eu não goste de musicais, alguns são muito bons. Mas as cenas do começo do filme não fizeram sentido para mim. Tem uma passagem que eles vão dançando, vão para as estrelas, o céu e tudo. Não só não entendi como achei bem brega aquilo tudo.

Só que eu entendo o frenesi todo. La La Land tem toda uma estética diferenciada, com luzes e cores originais e atores que são bem queridinhos dos amantes do cinema. Eu também gosto deles.

O problema é que para mim não teve essa identificação toda não.

O fato é que o filme melhora do meio para o final. A cena final é muito bonita, quando Mia está no bar e assiste Sebastian tocando. Vale pelo filme.

A música City of Stars fica na cabeça. Quando você repara, sai cantarolando ou assoviando a musiquinha do Ryan Gosling.

Eu recomendo. Fãs de musicais, coreografias, figurinos e coisas do tipo deverão amar. Eu sou mais da mensagem, da atuação, da história.

FDL

0 comentários: