sábado, 14 de janeiro de 2017

A Garota No Trem

the girl on the trainFilme: A Garota no Trem (The Girl On The Train)
Nota: 8
Elenco: Emily Blunt, Rebecca Ferguson, Justin Theroux, Luke Evans. Participação de Laura Prepon, Allison Janney e Lisa Kudrow
Ano: 2016
Direção: Tate Taylor

 

 

 

Li o livro A Garota No Trem em 2015 e fiquei ansioso aguardando como seria o filme que já teve os direitos reservados logo da publicação do sucesso editorial.

No post que fiz sobre o livro, comentei sobre a sinopse, que é bem fiel na comparação. Também comentei que embora seja uma história de crime e suspense, tem uma mensagem no plano, que é a do abuso contra a mulher. As três mulheres e narradoras sofrem um tipo de abuso.

O filme é bom, mas não é espetacular.

Em primeiro lugar, não tenho nada contra a Emily Blunt, aliás, a acho uma excelente atriz. Apenas não concordo com a escolha dela para interpretar a personagem Rachel. Ela é retratada por escrito como acima do peso e chega a causar repugnância. Não é o caso da Emily Blunt com certeza.

Qual o problema em escalar uma atriz gorda? Nem quando é para viver uma personagem problemática e com a autoestima jogada ao chão dão uma oportunidade a uma atriz gorda? Entendo, não vende. Só que não é real também. Considero isso um defeito grave desse filme.

Fora isso, não há muitas diferenças entre as histórias, mas há claramente uma dificuldade em aprofundar o conhecimento que temos sobre essas personagens. Isso já imaginava que seria complicado, pois o livro é inteiro escrito na forma de diários. Como seria feito um filme assim?

Era desafio do diretor Tate Taylor, que já tinha feito um excelente trabalho com Histórias Cruzadas, mas aqui conseguiu apenas ir bem.

É complicado comparar livros com filmes, mas poderiam ser explorados aspectos que o cinema favorece, como uma boa trilha sonora ou a oportunidade de vermos interpretações bem inspiradas.

Até a atriz Allison Janney não foi bem explorada, como a policial Riley, que é bem importante no livro.

Assim até parece que o filme é uma porcaria. Não é. É um ótimo filme, que nos prende e deixa curiosos, mas tudo isso graças a uma boa história lançada anteriormente. Vi defeitos e quis ser específico em apontar quais eram.

Com certeza recomendo, porque esse é o meu tipo preferido de suspense: personagens interessantes e complexos, uma dose criminal, uma reflexão de fundo e um mistério que nos instiga.

FDL

0 comentários: