segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Top 10: Os melhores filmes de 2016

 

Excelente ano para o cinema. Me empolguei e conseguir assistir a vários filmes em 2016. A temporada de prêmios também foi bem fértil esse ano.

Só ressalto que são os melhores filmes a que assisti em 2016, não necessariamente eles foram lançados nesse ano. Apenas não adicionei os filmes clássicos e bem antigos, porque fica meio incoerente misturar.

Os clássicos até valeriam uma lista própria, mas infelizmente não consegui ver todos que coloquei na minha lista. Então vamos ver como será.

Eis.

1 - The Stanford Prison Experiment

stanford prison

É uma porrada na cara e mistura realidade com estudos acadêmicos. Esse filme tratou a questão penitenciária com uma visão muito difícil de encontrar.

Destaque para a excelente atuação do ator Ezra Miller.

2 – Descompensada

descompensada

Merece uma boa posição já somente pela façanha da Amy Schummer: fazer rir. Como é difícil achar um filme engraçado atualmente. Parece que só se pode ser sério, só se pode criticar. Não. Ser feliz também é importante e Amy é genial.

3 - O Homem Irracional

o homem irracional

Woddy Allen esse ano resolveu voltar aos suspenses e fez isso muito bem, em um filme que foi criticado por muitos, mas que eu gostei muito.

4 – A Acusada

lucia de b

Não adianta. Filmes que tratam de crimes ainda são meus favoritos. Mas esse aqui trata de erro judicial, algo que muita gente prefere fingir que não existe.

5 - Minha Mãe É Uma Peça 2

minha mãe é uma peça 2

Paulo Gustavo é um dos talentos na comédia nacional e conseguiu fazer famílias se juntarem para ir ao cinema, mas para rirem mesmo, sem chatice e lição de moral – apenas para se divertirem.

6 - Donnie Darko

donnie darko - filme

Um filme de 2001 que é impossível de entender apenas assistindo. Você tem que sair lendo por aí para pegar um pouco dessa viagem genial do então novato diretor. Por algum motivo esse filme fica na nossa cabeça.

7 - Mad Max: Estrada da Fúria

mad max

A palavra da moda é distopia. Parece cult escrever ou falar isso. Minha vez então.

Com certeza é o tipo de filme a que eu não assisto, mas como eu tinha me prometido ver todos os indicados ao Oscar, fui lá ver. Me surpreendi muito e insisto que filme bom não tem gênero ou ator. Recomendo muito essa obra.

8 -Spotlight: Segredos Revelados

spotlight

Oscar de melhor filme do ano e foi merecido. Em alguns momentos esse filme é incômodo, de tão real e cru. Mas conta de forma fria e direta uma história que precisa ser conhecida. Um elogio ao trabalho jornalístico na tela dos cinemas.

9 – Trumbo

trumbo

Um ótimo exemplo de ator genial que faz um filme valer a pena. A história também é muito boa, mostrando a obstinação de um homem que só é aquilo que sabe fazer. Tenho vontade de ler o livro.

10 - Ponte dos Espiões

bridge of spies

O improvável do ano. Steven Spielberg, Tom Hanks, não são meus preferidos. Mas o que é bom, não se discute. Esse filme foi excelente de assistir e não foi muito falado, embora estivesse indicado a tantos prêmios. Vale a pena ver esse filme.

Houve vários outros que assisti e gostei muito esse ano, como Brooklyn, O Quarto de Jack, Perdido em Marte, Elephant Song, mas só escolho 10.

Não posso deixar de mencionar o pior filme do ano: Steve Jobs, mas nem vou repetir o porquê, pois esse filme não merece mais nenhum caractere digitado.

Que 2017 seja melhor ainda.

FDL

0 comentários: