terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Top 10 – Televisão em 2015

Ano muito bom para as séries. A tv americana está de parabéns com obras realmente relevantes. Claro que tem muita porcaria – algumas delas eu até assisto, mas quando eles acertam, é pra valer.

O Netflix domina. Eu já detestei a HBO e hoje estou fã. A tv aberta americana também tem qualidade ainda, é so olhar no local certo.

1 – How To Get Away With Murder

How-To-Get-Away-With-Murder-Fanfiction[4]

Campeã de novo. Não tem como superar a atuação de Viola Davis e o enredo mirabolante cheio de mortes. É o tipo de coisa que eu sempre fui fã. A segunda temporada ainda está no ar, num hiato que parece não acabar nunca.

2 – House of Cards

Frank_Underwood_-_House_of_Cards[5]

Subindo duas posições porque a terceira temporada dessa série foi realmente demais. Não vejo a hora da volta de Frank Underwood e do que mais ele vai ser capaz de fazer pelo poder.

3 – The Good Wife

the-good-wife-season-6[5]

É duro admitir, mas a série tem decaído em qualidade. O problema é o enredo, que não me convence. Quando fica confuso e começamos a ter baixa no elenco é porque o fim tá próximo.

Ainda fico ansioso para ver, ainda há muito do que fez ser a minha série preferida por vários anos, mas vejo sinais de desgaste e a série poderia reagir de forma melhor.

Todavia, a ironia do roteiro, as atuações dos coadjuvantes e a relevância dos assuntos ainda colocam essa série no topo.

4 – Broadchurch

broadchurchs2[4]

A segunda temporada da série britânica foi realmente um trabalho excepcional. Só caiu uma posição porque o julgamento me irritou em algumas partes. Vai ter temporada nova e não vou perder. Suspense e personagens britânicos não se pode perder.

5 – The Jinx

the jinx_thumb[3]

O documentário em forma de série exibido pela HBO chamou a atenção do mundo. A exploração de crimes reais está na moda, mas The Jinx fez um trabalho tão perfeito que chegou a ser assustador. Jamais vou esquecer desse documentário.

6 – Bron/Broen

the-bridge-season-three-Poster

A série de suspense sueca/dinamarquesa está na terceira temporada e dando lição ao mundo de como fazer esse tipo de trabalho. A atriz que interpreta Saga está ótima e os assuntos parecem não se esgotar.

7 – The Comeback

the comeback[5] (1)

Lisa Kudrou me surpreendeu depois de 10 anos renascendo com esse clássico da HBO. O trabalho que já era inovador e inteligente foi aprimorado e ficou ainda melhor. Ponto para ela, que afastou de vez a maldição de Friends.

8 – The Newsroom

newsrooms3_thumb[2]

Acabei vendo só nesse ano a curta e derradeira temporada de The Newsroom, que deu lição de ética jornalística. Era polêmica, por isso não durou tanto, mas certamente mereceu os prêmios que recebeu.

9 – Unbreakable Kimmy Schmidt

Unbreakable-Kimmy-Schmidt_thumb[3]

Tina Fey obviamente não perderia a chance de explorar o Netflix, principalmente depois de ter a série desprezada pela tv convencional. É uma comédia bobinha, mas engraçada, como deve ser. Tina Fey sabe explorar bem o humor do sentimento de inadaptação.

10 – Secrets and Lies

secrets and lies s1_thumb[2]

As antologias (séries que mudam de história a cada temporada) estão na moda, mas não fizeram a minha cabeça. A exceção foi essa série com Ryan Phillippe e Juliette Lewis. Um mistério de assassinato redondinho e muito inteligente, com bons personagens e atuações. A próxima temporada espero que supere essa.

Como disse, o ano foi bom sim, com tantas opções que fica complicado separar o que pode ser prioridade.

Nas comédias ressalto que The Big Bang Theory deu uma melhorada. 2 Broke Girls e The Mindy Project só enrolam, mas ainda gosto de assistir por achar engraçado. Bad Judge foi uma série que gostei, mas não encantou os americanos e não passou da primeira temporada.

Episodes, Girls e Veep são comédias mais cult, que são excelentes. Veep ficaria com o 11º lugar novamente.

Os realities shows foram dominados esse ano por gastronomia, com certeza com Masterchef. Não reclamo. The X Factor melhorou um pouco depois da porcaria que foi o ano de 2014, mas ainda assim parece que o tempo bom já foi.

Saturday Night Live melhorou e continua sendo uma excelente opção de entretenimento. Não perco um.

As produções nacionais não fizeram a minha cabeça em 2015. Geralmente gosto das minisséries, mas não rolou. O canal GNT chegou a ensaiar me conquistar com o seriado Odeio Segundas, da Fernanda Young e do Alexandre Carvalho, mas não pegou.

Os dramas foram bons e continuam salvando tudo. Rizzoli and Isles continua boa, apesar dos defeitos. American Crime foi um bom drama em antologia que preciso terminar. Poderia ser só mais dinâmico.

Criminal Minds e Bones já foram minhas séries preferidas e tenho vários episódios atrasados. Penso seriamente em largar, mas ainda não decidi. No futuro saberei. Cansaram. Desgastaram e não oferecem nada de novo, ficando cada vez mais inverossímil tudo aquilo que contam.

Para 2016 ainda há muitas promessas, mas a que mais aguardo é American Crime Story.

Que venha mais um bom ano de televisão.

FDL

0 comentários: