domingo, 9 de janeiro de 2011

A Onda

aonda Filme: A Onda (Die Welle)
Elenco: Não conheço atores alemães.
Nota: 10
Direção: Dennis Gansel
Ano: 2008

 

 

 

 

 

 

Eu não me perdôo por ter esquecido esse post por aqui. Eu assisti a esse filme lá pra setembro do ano passado e gostei tanto que segurei a postagem, porque deveria ser inspirada.

Em meio a tantos filmes bons que eu assisti recentemente, esse merecia ser postado agora.

The Wave é um filme alemão, inspirado em um especial norte-americano feito há vários anos.

Existe uma série de teses de ciências sociais por trás desse filme, mas não vou me alongar nisso porque nem tenho conhecimento para tanto.
A história se passa em um colégio alemão e um professor de ciências sociais acaba dando uma matéria que não gosta no curso especial. O curso é sobre autocracia?.

Como experiência, o professor cria uma sociedade na sala de aula, onde os alunos devem se comportar como num sistema fechado e ditatorial. Tudo isso faz parte de um pequeno sabor de como funcionavam sistemas como o nazista.

O genialidade do filme começa aí, pois os alunos, de uma geração perdida, sem ideais, sem algo por que lutar, acabam vendo nesse grupo algo a que se dedicar.

A paixão por esse grupo se torna algo fanático como o nacionalismo exacerbado dos sistemas autocráticos. Não suficiente, começa a surgir ódio por quem é de fora. Junto a isso, começa uma série de ações violentas e agressivas para estabelecer o grupo com força.

Antes que o professor pudesse conter a onda, ela já havia engolido até ele mesmo e as conseqüências acabam se tornando uma tragédia.

Depois de ter visto esse filme e não ter achado absurdo como ele evoluiu, no sentido de que não acho aquilo pura ficção, eu fui pesquisar.

Há suspeitas de ser inspirado em fatos reais, fatos esses obscuros, que ninguém sabe se ocorreram nesses exatos termos.

Além disso, há inspiração em uma teoria conhecida como memética, que observei superficialmente, mas enxerga que determinados pensamentos se espalham como vírus e atingem a todo um grupo de forma dogmática, sem questionar-se. A onda foi exatamente isso.

Essa história é de grande fertilidade intelectual, já que explora assuntos atuais com óticas válidas e sob pontos de vista muito acurados. Me inspirou em muitas coisas.

Esse longa já tem se tornado um clássico cult e acho imperdível, recomendo a todos.

A perfeição se encontra ainda numa trilha sonora completamente compatível e de qualidade.

0 comentários: