terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Serial Killer: Louco ou Cruel?

                        serialkiller-loucooucruel

Já tem quase um mês que eu terminei de ler esse livro incrível, mas só agora acho que tenho disposição para falar sobre ele.
A genial escritora Ilana Casoy trata sobre o assunto de forma impressionantemente completa, direta e clara.
Geralmente, os autores criam histórias complexas com modo de contar extremamente confuso para dar um ar de superioridade à sua obra e para provar ao leitor que ele possui uma erudição fantástica. Não é o caso da Ilana. Acho que por ter um assunto realmente interessante e por falar de algo cujo assunto desperta interesse de todos, a autora não precisa de firulas, o que torna a leitura extremamente agradável.

Primeiramente temos uma apresentação científica, com estatísticas, explicações, erros comuns a serem corrigidos e identificação de alguns termos utilizados por quem estuda os serial killeres. Depois disso, ela narra um a um cada um dos casos mais famosos e intrigantes da história.

Não vou falar caso a caso porque isso criaria um tratado maior do que esse já está ficando, mas digo que todos, sem exceção têm algo de muito amedrontador e curioso.

Gostaria de lembrar também que o fato de serem sempre lobos em pele de cordeiro, as pessoas se interessam pelo assunto por se identificarem com o meio, o que gerou, aliás, diversos filmes, inclusive citados pela autora ( entre eles, Zodíaco, Helter Skelter e Monster ).

Muitas vezes nós temos o costume de praguejar contra essas pessoas e exigir que sejam mortas. Será que é assim? Também as chamamos de loucas, mas sabemos que a mente do homem é muito mais complexa do que simplesmente separar entre loucos, sãos e cruéis.

Esse complexo de informações sem juizos de valor da autora corroboram muito para que a gente possa ter uma opinião fundamentada no que diz respeito a como proteger a sociedade desse tipo de crime tão violento e perigoso.

Recomendo a leitura, que aviso, é forte.

2 comentários:

Who Is There? disse...

adorei seu blog
muito bom mesmo
abç

Mila disse...

eu quero ler.. vc ficou de me emprestar e eu não esqueci, viu?!

tb quero ver o filme helter skelter...

e, só pra reafirmar, eu tenho medo dessa sua mania de srial-killers....

haha