segunda-feira, 10 de junho de 2019

Feud: Bette and Joan

feud

Essa série já estava na minha lista há algum tempo e apareceu agora a oportunidade. Trata-se de uma das maiores rivalidades já ocorridas na história do cinema, entre as atrizes Bette Davis e Joan Crawford.

Eu não conseguiria pensar em uma atriz melhor para interpretar Davis. Já gostava muito do trabalho da Susan Sarandon antes e com esse trabalho só me resta reconhecer que ela é uma das melhores atrizes da geração.

Jessica Lange também esteve muito bem, mas não a conheço muito bem e acho que a personagem mais interessante não era ela.

Fica difícil de acreditar que essa história não é um roteiro original, já que são tantas reviravoltas e bizarrices que essas mulheres fizeram tanto pelas carreira quanto uma contra a outra.

Recomendo muito essa série.

Agora, marcou a história delas o filme que fizeram juntas no final da carreira, que rendeu um Oscar a Bette Davis: O Que Terá Acontecido a Baby Jane.

Para melhorar o tempo perfeito, a Darkside lançou nesse ano o livro com a história original. Vamos primeiro ao livro e depois o filme.

baby jane - livroO Que Terá Acontecido a Baby Jane – Henry Farrell

“Sei que não deveria, mas... bem... eu preciso saber. Neste anúncio... se não se importaria em me dizer... quem é a estrela?

O sorriso de Jane se abriu. Ela fez um pequeno gesto apontando com a mão enluvada. “Eu”, disse ela. “Talvez você seja muito jovem para se lembrar, mas eu sou a Baby Jane original – Baby Jane Hudson”.”

Hanry Farrell

Excelente livro. É a curta história de duas irmãs idosas que cultivaram durante toda a vida uma relação de disputa, ressentimento, inveja e ódio. Tudo isso por conta da fama.

Chega a ser irônico ter sido interpretado no cinema pelas duas atrizes, já que a disputa pela fama e toda a relação de vaidade foi o tema central de toda a história delas.

Não somente isso, é uma ótima história de suspense, com assassinatos, tensão e bons diálogos.

Gosto muito do livro e o autor merece mais créditos, já que a história só é conhecida por conta das atrizes.

Vamos ao filme.

baby jane filmeFilme: O Que Terá Acontecido a Baby Jane?
Nota: 9
Elenco: Bette Davis e Joan Crawford
Ano: 1962
Direção: Robert Aldrich

O filme cumpre as expectativas que são geradas por conta da briga das atrizes, do bom livro e do Oscar.

É sempre muito bom ver filmes de suspense antigos. Eles são construídos em uma época que a lentidão ajudava a construir o suspense. Hoje em dia seria considerado maçante se não fosse acelerado e cheio de explosões.

As atrizes realmente são espetaculares. Fazem parte de uma época do cinema em que as emoções eram expostas com muita intensidade. É bonito de ver.

Acredito que toda a experiência desse mês (série, filme e livro) valeram muito a pena. Recomendo tudo.

FDL

0 comentários: