domingo, 2 de junho de 2019

A Idade da Razão – Jean-Paul Sartre

“Havia pessoas que não existiam, eram vapores, e outras que existiam um pouco demais. O barman, por exemplo. Pouco antes fumava um cigarro, vago e poético, como um jasmineiro; agora acordara, era demasiado barman, sacudia o shaker, abria-o, escorria uma espuma amarela nos copos, com gestos de uma precisão supérflua.”

Jean-Paul Sartre

Um pouco atrasado venho falar o livro escolhido para o mês de maio no desafio de 12 livros para 2019.

Nunca tinha lido nada do Sartre e achei que seria uma boa inclui-lo no desafio, como uma forma de me forçar a ler. Deu certo.

A Idade da Razão é o primeiro livro de um box com três, que formam Os Caminhos da Liberdade.

Na história, Mathieu é um professor que vive cercado dos alunos e não dá muita importância a dinheiro a bens materiais. Ocorre que em determinado momento para manter sua própria liberdade ele precisa de dinheiro, não tem jeito. Sua namorada engravidou e ele precisa de 05 pilas para pagar o aborto.

O livro mostra o protagonista revisitando várias pessoas da sua vida em busca do dinheiro e a todo momento é julgado pelo seu modo de viver.

Gosto do personagem Daniel, que vai crescendo ao longo do livro: um homossexual corroído pela culpa e pelo nojo que tem da vida que leva. Ele acaba cruzando o caminho de Mathieu e tem um bom diálogo com ele no final da história.

Gostei muito e achei que teria dificuldades com a linguagem. Não foi o caso.

O livro tem muitas sutilezas que valem um bom papo. Já quero ler os outros dois do box.

Recomendo.

FDL

0 comentários: