terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Top 09 – Melhores Filmes de 2014

Esse foi um ano de pouco tempo e de muitos problemas e ocupações. Isso se refletiu na quantidade de filmes que eu assisti. Ainda assim, dá pra fazer um top 09, já que tive sorte em algumas escolhas.

Faltaram vários títulos que eu baixei e ficaram no computador. Além disso, aproveitei as férias de dezembro pra fazer uma pequena maratona de filmes clássicos, que resolvi não incluir hoje e daqui a uns dias posto o que escrevi sobre eles.

Aparentemente não perdi muita coisa, já que todo mundo comenta por aí que 2014 foi péssimo no cinema.

Mais uma vez ressalto que são filmes que eu vi em 2014, não necessariamente foram produzidos nesse ano.

1- Garota Exemplar

garota exemplarfilme

Depois do livro excelente ficou a expectativa do filme, que já foi elogiado antes da estreia. Excelente trabalho de Ben Affleck, Rosamund Pike e do diretor David Fincher, um dos meus favoritos no momento. Esse estilo de filme é o que mais gosto: suspense inteligente.

2- Sem Evidências

devilsknot

Excelente história real sobre presunção de culpa em crimes com base em estereótipos. Dois atores que saíram das comédias românticas para fazerem um bom trabalho com filmes mais sérios.

3- Blue Jasmine

blue jasmine

O Woody Allen do ano passado que só consegui ver nesse ano. O texto, as reflexões e como esse diretor consegue extrair o melhor dos atores não tem nome. Os filmes desse cara são uma experiência à parte.

4- O Sistema

the east

Ótimo elenco em um filme sobre ativistas radicais e jovens querendo mudar o mundo. Não foi muito comentado, mas certamente deveria ser mais assistido.

5- Tim Maia

tim maia

Bela homenagem do cinema nacional a um dos maiores músicos do nosso país. Inspirado em um excelente livro de Nelson Motta, com excelentes atuações e as músicas que empolgam, é um trabalho competente (diferente do especial que a Globo cortou todo para limpar a imagem do Bob Carlos).

6- Gravidade

gravity

Um dos poucos filmes da temporada de prêmios passado que me interessou e que consegui ver. Consegue ser bem tenso e nos permitir reflexões, mesmo com uma trama tão simples.

7- Sem Limites

limitless

Filme um pouco mais antigo, mas com um bom suspense e bom trabalho de Bradley Cooper.

8- Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal

paranormal

Consegui um filme de terror para essa lista! Mas calma, o ano foi fraco mesmo. Só que não perco meu fanatismo por esse estilo e esse fez um trabalho competente. Annabelle e Ouija não foram tão péssimos também, mas Atividade Paranormal merece um lugar na lista porque lembro ter sido divertido assistir.

9- Malévola

malevola

Vi agora no finalzinho do ano e a atuação da Angelina Jolie e os efeitos especiais fazem esse filme merecer o lugar derradeiro.

Tenho que comentar para esse ano o destaque negativo que foram as comédias nacionais. No ano anterior fiquei contente com outras produções, mas filmes como Copa de Elite, SOS Mulheres ao Mar, Muita Calma Nessa Hora 2 e Meu Passado Me Condena me fizeram perder tempo (graças a Deus fiz download e também não perdi dinheiro).

Quem sabe em 2015 consiga ver mais filmes? O negócio é que as séries estão com qualidade superior, isso é fato. Também dediquei meu tempo livre às minisséries, sobretudo as britânicas, que fizeram um trabalho de gênio em 2014. Isso fica pra depois.

FDL

0 comentários: