quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Amores Imaginários

les-amours-imaginaires_poster001Filme: Amores Imaginários ( Les Amours Imaginaires ou Heartbeats )
Nota: 8
Elenco: Monia Chokri, Niels Schneider, Xavier Dolan.
Ano: 2010
Direção: Xavier Dolan

 

 

 

 

 

Não é um filme comum. Acho que tem sido considerado um “sucesso cult”, porque foi premiado em alguns festivais e recebeu elogios pela crítica.

Na minha humilde opinião, não tem nada de sensacional. É um bom filme e interessante sob o ponto de vista justamente do ponto de vista, nesse caso, distorcido por quem se apaixona.

Na história, os dois melhores amigos Marie e Francis sofrem um abalo em sua relação com a chegada de Nicolas, um rapaz descolado e com atitudes que encantam os dois. Pra mim ele parece mais um Felipe Neto com peruca loira, mas quem sou eu pra discutir a estética do cinema canadense-cult com clima de França, não é mesmo?

A parte interessante é como aos poucos Nicolas abala o mundo dos dois, que passam a se apaixonar e obcecar pelo novo “amigo” e a relação anterior passa a ser de competição velada, com base nos sentimentos egoístas de cada um. Natural a visão do amor como um sentimento egoísta.

A gente não tem muita clareza se o Nicolas percebe essa obsessão dos dois e gosta, alimentando veladamente ou se realmente ele não percebe e age naturalmente. Até mesmo não sabemos se isso é uma visão deturpada dos próprios personagens.

amores2

Os atores que fizeram a Marie e o Francis estiveram ótimos, mostrando de forma bem convincente a mistura de sensações, até mesmo a ansiedade em encontrar com o Nicolas, que estava cagando pra eles no final.

Já o Nicolas é meio inexpressivo e sem graça, podiam ter escolhido um ator mais carismático para causar essa sensação toda nos dois.

O enigma deixa a história interessante, já que o Nicolas flerta com ambos, ou se comporta com intimidade, o que aumenta ainda mais a disputa e a paixão dos amigos por ele.

Também achei interessante os registros no meio do filme de pessoas que tiveram amores doentios, se comportando como stalkers e perdendo a vida pela dependência de outra pessoa.

No final, é um filme bom, mas quando temos uma propaganda cult sobre eles, esperamos algo mais. Esse algo mais faltou, muito embora tenha acertado na originalidade.

Ainda assim, recomendo, porque as opiniões pessoais sobre esse filme devem variar, porque é bem subjetivo.

Vou deixar aqui o vídeo da música Bang Bang, que até teve versão dos Audio Bullys e foi cantada por Sophie Habibis no X Factor britânico.

FDL

0 comentários: