domingo, 21 de novembro de 2010

Livro: Estação Carandiru – Drauzio Varella

estacao-carandiru

Quem é vivo sempre aparece. Estou de volta.

Já li esse excelente livro tem mais de 4 meses, mas não esqueci dos comentários. Isso tem que ficar na memória.

É uma obra em que o médico Drauzio Varela narra sobre o tempo em que atendeu os presos na Casa de Detenção do Carandiru.

Diante disso, nós temos uma visão relativamente neutra daquele mundo à parte. Drauzio Varela conhece as chagas, as personalidades, o lado humano, o lado demônio, o lado cômico e o lado trágico de um dos lugares que ficou marcado na nossa história como o inferno na Terra.

Há relatos sobre presos e sobre o funcionamento do presídio, de modo que de boa parte de tudo que acontecia lá nós sequer fazíamos ideia. Por isso, é uma realidade que deve ser conhecida por todos, sobretudo porque pode parecer que não, mas uma hora ou outra somos influenciados pelo mundo do crime, que precisa urgentemente de um novo tratamento.

A linguagem é leve, despretensiosa e extremamente respeitosa, tanto com o leitor como com as pessoas cujas histórias são retratadas. Acho que isso é o melhor do livro, a imagem desprovida de valores que o médico oferece, o que certamente não aconteceria se fosse um relato de um jurista.

Acredito ser livro obrigatório.

FDL

0 comentários: