quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

La Strada

lastrada-poster Filme: A Estrada da Vida ( La Strada )
Nota: 9,5
Elenco: Giulietta Masina
Ano: 1954
Direção: Federico Fellini

 

 

 

 

 

Só resolvi publicar meu post dele hoje para não virar o ano devendo nada. Mas ainda publico uma versão em italiano.
Tive a melhor oportunidade de assistir a esse clássico para fazer minha apresentação para o curso de italiano.
É em preto e branco e um dos maiores clássicos do cinema.

lastrada-1

Giulietta Masina ( esposa do Fellini na vida real ) interpreta Gelsomina, uma ragazza muito pobre que é comprada de sua família por um artista de rua itinerante para ser sua assistente. Junto dele, viajam toda a Itália atrás de bons lugares para se apresentarem. Gelsomina é desastrada e lesada, mas muito pura e honesta. Durante esse trajeto, percebemos a decadência da italiana no período pós-guerra.

O artista, Zampanò, a maltrata e é um bruto, submetendo Gelsomina a muitas humilhações.

A cada lugar que passam, Gelsomina encanta quem está por seu jeito sincero, amável e cativante. Zampanò sempre causa todos os tipos de inimizades. No entanto, ela sempre segue caminho com ele.

Por quê? Acho que é a grande dúvida nesse filme.lastrada-2

Além de sentir proteção com ele, diversas vezes no filme observamos referências ao fato de servirmos para alguma coisa na vida. Ela segue com ele pois sente que com ele tem alguma utilidade no mundo, ela existe. Triste, mas verdadeiro.

Não conto o final. Mas, meninas, se preparem para chorar.

Achei sensacional e me surpreendi. Esperava que não fosse gostar, por ser de outra geração e não ter paciência com filmes longos de evolução lenta. Ao contrário. Me admirei com a capacidade do Fellini em fazer uma crítica social e política e ao mesmo tempo trazer um enredo com profundidade e sensibilidade no ser humano.lastrada-3

Recomendo muito.

FDL

0 comentários: