segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Assassinos Por Natureza

naturalborn-poster Filme: Assassinos por Natureza ( Natural Born Killers )
Nota: 9
Elenco: Tommy Lee Jones, Robert Downey Jr., Juliette Lewis e Woody Harrelson  
Ano: 1994
Direção: Oliver Stone, com participações notáveis do Tarantino

Esse tava na lista há um tempo já, e como eu ando numa fase de estudo dos serial killers, achei o momento perfeito para vê-lo.
É bem forte, violento e cru, mas com elementos com característica bem artística mesmo, mas nada de fascínio pelo belo, que é rejeitado aqui.

Temos uma forte crítica também ao fato de criminosos quanto mais violentos mais célebres se tornam. É uma forma de negação a essa coisa de transformar assassinos em ídolos. Na história, o casal serial killer Mickey e Mallory viram celebridades, inclusive com ego ferido medindo a fama com outros seriais famosos, como Ted Bundy e Charles Manson.naturalborn-1

Existem símbolos que dizem mais do que a história linear. O diretor brinca com elementos do filme, como transformando em comédia a história de violência doméstica que a Mallory sofria na família. Isso é claramente uma crítica aos valores que estão se invertendo. Esse é um dos exemplos do que foi feito.

Nem vou discutir muito a parte do título mesmo, isso faria desse post um tratado. Mas a opinião deles é de que nem sempre a sociedade corrompe indivíduos inocentes, estes é que eventualmente nascem predispostos à violência, sendo da natureza deles. A discussão é mais longa e profunda que isso, mas não deixa de ter certo fundamento.naturalborn-2

Também há uma crítica a como funcionam os presídioes e etc...

É viajado e completamente surreal, mas muito interessante do ponto de vista crítico e artístico. Vale a pena essa figurinha do álbum do kit-cult.

naturalborn-3

FDL

0 comentários: