terça-feira, 23 de setembro de 2008

O Cliente

ocliente-poster Filme: O Cliente ( The Client )
Nota: 10
Elenco: Susan Sarandon, Anthony LaPaglia ( Jack Malone, de Without a Trace ), Tommy Lee Jones e Mary Louise Parker. O protagonista, criança na época, chama-se J.T. Walsh, o mesmo do filme Bully, que por coincidência eu assisti/comentei há pouco tempo.
Ano: 1994
Direção: Joel Schumacher ( Número 23, O Fantasma da Ópera, e álguns Batman ).
* É baseado no livro de mesmo título do John Grisham. Ele também foi roteirista do filme. Quem manja, manja.

ocliente-3

Era o único filme baseado em obras do John Grisham que eu nunca tinha visto. Pelo menos eu não lembro de outro. Quer saber quais são? Ok, simplesmente esses:
O Júri, O Dossiê Pelicano, A Firma. Dizem que existe um Made for TV com o livro O Advogado, mas eu nunca vi.
Sempre são suspenses envolvendo o mundo do direito. Sempre grandiosos, eletrizantes e envolvendo ética e ganância. Sempre tem também um lado poderoso e inescrupuloso contra um lado fraco e honesto, que vence por conta de sua destreza e coragem. Esse é o esquema, que pode parecer comum, mas é de situações comuns e de fatos triviais que surge a grandiosidade.ocliente-1

Nessa história, o menino de 12 anos Jason testemunha um suicídio que vai deixar a máfia atrás dele. O FBI e a Justiça não se importam quanto às represálias que o garoto vai sofrer, só quer informações. Ameaçado, o garoto se encontra com uma advogada falida Regina (Sarandon). Ela é ex alcoolatra e muito pequena para um caso de tanta repercussão, mas a relação de confiança entre ela e seu cliente ( o menino quer ser chamado de cliente, não de criança ) é essencial para vencer essa luta que parece estar perdida.

ocliente-2

As situações, os diálogos e a evolução do filme são eletrizantes, dava vontade de pular quando a Reggie detonava com os "fodões". Assistir a esse filme é uma experiência única.

FDL

1 comentários:

Mila disse...

Pra variar eu nao vi. Mas por falar no John Grisham, to adorando o livro que vc me emprestou (O Inocente).