terça-feira, 21 de novembro de 2017

Negação

negaçãoFilme: Negação (Denial)
Nota: 9
Elenco: Rachel Weisz, Tom Wilkinson, Timothy Spall (Rabicho)
Ano: 2016
Direção: Mick Jackson

Estava escolhendo algo da HBO para ver e essa sinopse me chamou a atenção:

“Deborah E. Lipstadt (Rachel Weisz) é uma conceituada pesquisadora que, em seu livro, ataca veementemente o historiador David Irving (Timothy Spall), que prega que o Holocausto não existiu e é uma invenção dos judeus para lucrar mais. Julgando-se prejudicado pelo que foi publicado, Irving entra com um processo por difamação contra Deborah. Só que, pelas leis britânicas, em casos do tipo é a ré quem precisa provar a veracidade da acusação. Logo ela se vê em uma disputa judicial que, mais do que envolver dois estudiosos da História, pode colocar em dúvida a morte de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.”

Gostei muito dessa proposta, até depois vi que tem um livro, mas este ficará para depois, porque com leituras estou sobrecarregado. Vale ressaltar que é inspirado em fatos.

A interpretação da Rachel Weisz está impecável, como sempre. A do Rabicho também, embora forcem no maniqueísmo, sobretudo nas cenas de tribunal.

Não que eu queira relativizar, mas acho que mocinhos e vilões ficaram marcados demais. De todo modo, a discussão travada nesse filme foi muito importante para não dar argumentos para os negacionistas crescerem, mas o mundo de agora mostra que sempre há espaço para ódio e rancor.

O filme é muito bom. Ter o sistema judiciário inglês e atores ingleses deixam tudo mais solene e agradável de ver.

Destaco uma conversa dela com o advogado e ele menciona que nem sempre o que parece ser certo, o que sentimos ser certo, é o certo de verdade. Gostei disso.

Recomendo muito esse filme, sem saber se foi sucesso de bilheteria e crítica.

FDL

0 comentários: