Filme: Cuidado com o Slenderman (Beware The Slenderman)
Nota: 9
Ano: 2016
Direção: Irene Taylor Brodsky
Esse documentário estava na minha lista há algum tempo para ver na HBO. Chegou a hora.
“Nos anos 2000, um concurso na Internet encoraja pessoas a criarem um monstro fictício. Assim nasce o Slenderman, homem altíssimo, de braços longos e tentáculos nas costas. Ele não tem rosto, não fala uma palavra sequer, mas ataca criancinhas. Em 2014, uma história real desafia a ficção: duas garotas de doze anos de idade acreditam que o Slenderman pode ameaçar suas famílias caso elas não matem uma colega de sala. As duas entram numa floresta e esfaqueiam a amiga dezenas de vezes, antes de deixá-la para morrer. O documentário investiga a história particular das agressoras e o poder das lendas da Internet entre os adolescentes e pré-adolescentes.”
Assistir a isso não é muito fácil não. É pesado e direto. Mostra uma violência por parte dessas meninas que em alguns momentos pensamos ser obra de ficção.
Esse documentário mostra que ainda temos muito a evoluir em questão de crime e castigo, sobretudo quando há a questão de distúrbios mentais envolvidos. Isso ocorrendo com crianças então dá uma sensação grande de desesperança.
Agora, com valor material, sem dúvidas Cuidado com o Slenderman deve ser visto por todos, sobretudo por pais que simplesmente abandonam seus filhos com tablets e computadores achando que assim eles não enchem o saco.
Essa história ainda tem julgamentos por vir e quero acompanhar para saber o que acontecerá com essas meninas de verdade.
É pesado e necessário.
FDL