segunda-feira, 17 de julho de 2017

Meu amigo Dahmer – Derf Backderf

DarkSide_Dahmer_Post_01

“Como ele andava por lá fedendo a bebida no horário de aula? Eu ainda não entendo. Todos os alunos sabiam o que Dahmer fazia... Mas não teve um professor ou funcionário do colégio que notou. Nem mesmo um.

Será que eram mesmo tão distraídos? Ou só não queriam se incomodar?”

Derf Backderf

Vi a notícia sobre o lançamento desse livro e fiquei interessado. Dizia que um colega de escola de um famoso serial killer recontaria seus tempos de estudante para saber como o menino se tornaria em um sanguinário assassino.

Em um primeiro momento eu não associei o nome à pessoa famosa e até achei que esse livro seria uma obra de ficção. O que me chamou a atenção mesmo é o formato, pois seria contado em forma de hq. Como não tenho o habito de ler esse tipo de livro e o tema me interessa, achei que seria uma boa oportunidade. E foi.

Somente depois de pesquisar entendi que se trata de uma história real, do assassino Jeffrey Dahmer. Já tinha lido sobre ele em alguns livros do assunto e ele é pavoroso. Ficou mais interessante ainda essa obra.

Esse livro é narrado pelo autor, que teve contato com Dahmer durante o Ensino Médio em uma escola americana. Nunca chegaram a ser grandes amigos, mas o assassino era uma “figura” da colégio por conta de sua personalidade estranha.

Em meio a memórias que nem têm tanta relação com Dahmer assim, o autor traz um questionamento muito válido: havia vários sinais na juventude de que algo de muito errado havia com ele, mas absolutamente ninguém notou. Por isso selecionei esse trecho para epigrafar esse post.

Claro que é ressalvado que não se trata de mudar a essência de Dahmer, porque seus instintos aparentemente não poderiam ser modificados. Todavia, com certeza poderia ter sido impedido antes de cometer tantos crimes tão violentos. Esse é o ponto do autor. Ninguém dá atenção aos “invisíveis”.

O livro é de capa dura e como não poderia ser diferente com essa editora, tem uma arte e acabamento impecáveis. Dá gosto de deixar na prateleira depois de ler. Melhoraram também a qualidade do papel, muito boa.

Depois de ler esse livro em apenas um dia (apesar de gordo, não há muito conteúdo, por causa das ilustrações), precisei reler sobre os assassinatos de Dahmer em si, porque esse “Meu Amigo Dahmer” não trata especificamente sobre esse período dele.

Por ser um dos mais famosos casos de assassinatos em série, a história de Dahmer é retratada em praticamente todos os livros que tratam do assunto: Harold Schechter, Ilana Casoy, Michael Newton (pelo menos são os que eu tenho aqui).

Muito interessante ler sobre essa história e a discussão que ela traz. Me deu vontade de voltar a ler sobre true crime. Material sobre o assunto não falta.

Recomendo.

FDL

0 comentários: