terça-feira, 3 de setembro de 2013

O Pesadelo – Lars Kepler

O pesadelo - Lars Kepler“A ilha de Kymmendö é uma praia do outro lado. Penelope bate pernas exaustas, lutando para continuar boiando. Os primeiros raios de sol sobre a copa das árvores são ofuscantes. Machucam seus olhos e ela deixa de nadar. Não sente cãibras, mas seus braços não aguentam mais; estão desistindo. Em poucos segundos suas roupas molhadas começam a arrastá-la para baixo antes que seus braços obedeçam aos comandos novamente. Quando volta à superfície e arfa em busca de ar, está aterrorizada. A adrenalina corre por seu corpo e ela suga mais ar, mas perdeu a noção de direção. Vê apenas oceano. Para num ponto e gira apenas para se impedir de gritar. Finalmente vê a cabeça em movimento de Björn pouco acima da superfície da água, cerca de cinquenta metros à frente. Penelope recomeça a nadar, mas não está certa de que conseguirá chegar à outra ilha.”

Lars Kepler – O Pesadelo

 

Não aguentei e acabei lendo de uma vez o segundo livro da dupla Lars Kepler. O primeiro foi “O Hipnotista”, que comentei recentemente.

Na segunda obra, o detetive Joona Linna precisa investigar a morte de uma jovem em um barco, junto do desaparecimento de sua irmã, uma ativista que luta pelo desarmamento.

“O Pesadelo” tem um assunto mais complexo do que “O Hipnotista”. Nessa obra são discutidos os limites éticos que os países ricos precisam respeitar ao vender armas para países em conflitos civis. É um assunto bem atual.

Além disso, vemos até onde os milionários vão para manter suas fortunas e como funciona o arrependimento de quem vende sua alma por dinheiro e poder.

De resto, esse livro já demonstra que Lars Kepler tem um estilo próprio: começo e fim frenéticos, com meio mais calmo e explicativo, além de cenas de elevado grau de violência e um bom dinamismo nas passagens.

Não bateu o seu antecessor, é menos interessante. Acredito que seja pelo tema, que não é tão instigante quanto o outro. Mesmo assim é um ótimo livro e não duvido que em breve vejamos mais um filme sueco com o detetive Joona Linna.

Recomendo bastante.

FDL

0 comentários: