sábado, 12 de janeiro de 2013

Lincoln

lincolnFilme: Lincoln
Nota: 9
Elenco: Daniel Day-Lewis, Sally Field, Joseph Gordon-Levitt, James Spader, Tommy Lee Jones
Ano: 2012
Direção: Steven Spielberg

 

 

 

 

Confesso que não sou muito fã do Steven Spielberg. A carreira dele, na minha opinião, é muito irregular. Ele oscila entre filmes bons e porcarias. Além disso, nunca vi um filme dele que estivesse entre os meus favoritos.

Quando os assuntos são mais políticos eu acho que ele se dá melhor, como com Munique e A Lista de Schindler. O problema é que ele já fez Guerra dos Mundos, toda a chata saga de Jurassic Park e aquele assassinato à história do Peter Pan.

No entanto, a crítica vinha elogiando muito esse filme do Lincoln, sobretudo pelas atuações e pela abordagem diferenciada, inspirada em um livro.

De fato o filme é muito bom. Todos os atores, sobretudo o Daniel Day-Lewis, estavam ótimos. Você se sente vivendo aquele período histórico.

Também gostei da forma como foi tratado o assunto do fim da escravidão, com um enfoque, que eu achei realista, sem transformar ninguém em herói, só os vilões em vilões, pois isso que eram mesmo.

É um caminho fácil cair no maniqueísmo e por sorte o Spielberg não fez isso.

Fiquei surpreso também quando vi o James Spader com um papel de coadjuvante, que é muito bom, por sinal. Não o via em nada depois do final de Boston Legal e o cara é uma fera atuando. Uma pena que não seja tão famoso e tenha se aventurado em uma temporada apagada de The Office que ninguém viu. Espero que agora ele escolha coisas mais interessantes para fazer, porque ele merece mais sucesso.

É o campeão de indicações nesse ano tanto no Oscar quanto no Globo de Ouro. Acredito que vá ganhar vários. Não assisti a tantos filmes indicados assim para saber se merece e tenho minhas dúvidas porque o Lincoln é muito lento em algumas partes e um pouco entediante. O final, contudo, é emocionante.

Eu gostaria também de destacar o trabalho do Tommy Lee Jones, que deu uma surra de interpretação em todo mundo, encarando com muita dignidade um personagem coadjuvante, que não era menos importante.

Esperemos agora para ver o que a crítica realmente acha desse filme.

Eu recomendo, mas junto com uma xícara de café.

FDL

0 comentários: