sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

A Sutil Arte de Ligar o Foda-se – Mark Manson

“Muitas vezes a única diferença entre um evento doloroso e um poderoso é a sensação que escolhemos passar por aquilo, de que somos responsáveis pelo nosso destino.

Se você está infeliz na situação atual, é provável que tenha a sensação de que o problema está, ao menos em parte, fora de controle – de que você não tem como resolvê-lo, de que aquilo lhe foi imposto, sem possibilidade de escolha.

Quando acreditamos ter escolhido nossos problemas, nos sentimos empoderados. O oposto acontece quando achamos que eles nos foram impostos: nos sentimos vitimados e infelizes.”

Mark Manson

a sutil arte de ligarE não é que eu me aventurei numa obra de autoajuda?

Esse livro é um dos mais vendidos do ano e muita gente indicou pela simplicidade e assertividade do texto.

Confesso que não fui me informar sobre quem é o autor, sua postura, o que ele faz, nada. Isso influencia minha percepção das ideias dele.

Acabei gostando do texto dele, como nesse trecho que escolhi para epigrafar esse post. Há muitas mensagens simples de como nós mesmos sabotamos nossa experiência de vida, sofremos de forma desnecessária e damos dimensões gigantes a fatos pequenos.

Não é uma ideia hippie do tipo “largue o escritório e vá vender miçanga na praia”. Ao contrário, é sobre a consciência de escolhas que tomamos, a ciência da inevitabilidade da dor, a aceitação da rejeição e criação de limites.

Vai mudar a minha vida? Talvez não diretamente, porque não vou adotar esse livro como guia. Mas quem sabe essas ideias não tenham ficado grudadas em mim sem eu ter tanta consciência? Fato é que a leitura foi boa e concordei com tudo que ele disse.

Recomendo essa leitura, que é bem curtinha.

FDL

0 comentários: