sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Series Finale: Rules of Engagement–7ª Temporada

rules-t7

Foi a última temporada da série e só consegui ver agora, na época da estreia na nova Fall Season americana.

Assisti em maratona, porque a temporada é curta, apenas 13 episódios, além de ser mais fácil só para encerrar assistindo ao final que enrolaram tanto.

Foi uma série leve, despretensiosa e tradicional, com aquelas risadas de fundo e situações embaraçosas, como reflexo de um tipo de comédia que fez muito sucesso nos anos 90 e começo dos anos 2000.

No piloto o personagem do Adam pede a namorada Jen em casamento, indo morar no prédio de Jeff e Audrey, casados há alguns anos. A amizade dos casais, um no auge do casamento e outro no auge do noivado, mostra as comparações e as lições do que vira o relacionamento de casado.

Nesse sentido o personagem do Jeff é importante. O mais talentoso da série, ele é não tem bom humor e é um típico machão, sempre reclamando da vida de casado, muito embora não consiga viver sem a Audrey.

O Adam durante a série se transformou em um pateta caricato, perdendo um pouco a graça, porque no começo só tinha um ar meio hippie com a Jen.

Para fechar o arco de personagens tem o solteiro galinha, amigo dos protagonistas, tipo de personagem clássico e típico desse tipo de série: o Russel. Ele é misógino e amoral, sendo repreendido pelas mulheres do elenco o tempo todo. É o bobo da série.

No meio da série entrou o personagem Timmy, um jovem indiano inteligente que vira assistente do Russel e vira seu escravo pessoal. É recheado de piadas sobre o estilo de vida do chefe, o que foi cansativo. O personagem acabou tendo destaque e foi muito deslocado e repetitivo. Ficou até o final.

Nas últimas temporadas a série decaiu muito, porque enrolava demais. Podiam ter acontecimentos importantes que a série não perderia a essência.

O Jeff e a Audrey descobrem que não podem ter filhos e uma amiga lésbica do casal acaba se oferecendo para ser barriga de aluguel. Só isso durou umas 3 temporadas e em muitos episódios essa situação sequer existia.

Nem preciso falar de um noivado de Adam e Jen que durou 7 temporadas, com algumas tentativas de casamento que não deram certo.

Na temporada final o pessoal caprichou e melhorou o nível das piadas. Houve bons episódios. Entre eles destaco aquele em que vão ao restaurante indiano (com direito a dancinha de Bollywood no final), o da despedida de solteiro do Adam e o da competição de culinária, entre outros.

Embora a gente critique a série não avançar no desenvolvimento dos personagens, a verdade é que mesmo em 7 anos reclamando a gente não para de ver. A série é divertida, tem boas cenas de humor e o elenco é bem competente, com destaque ao Patrick Warburton.

O episódio final foi muito legal, embora bem previsível. Nasce o bebê de Audrey e Jeff, no mesmo dia do casamento de Adam e Jen. Eles resolvem se casar no próprio hospital. Russel após prejudicar Timmy e fazê-lo perder seu visto de trabalho no país resolve casar com ele também para que ele possa continuar.

A série poderia ter explorado a vida de casados de Adam e Jen e a vida de filhos de Audrey e Jeff, mas preferiu encerrar aí, no episódio de número 100, mantendo a essência do enredo inicial.

Até que fez bem, mas vai deixar sua marca e sua saudade, pelo menos para mim.

Vale a música que toca na cena final: Closing Time, do Semisonic (mesma música que toca em American Reunion).

0 comentários: