quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Season Finale: The Newsroom – 2ª Temporada

Newsroom_S2_Poster.inddEssa série divide os críticos com gosto. Muitos a consideram exagerada nas liberdades criativas, algo que, segundo eles, não pode acontecer quando os temas são tão próximos da realidade. Já vi críticas também à certa inocência de como é a realidade nas redações americanas.

O fato é que muito embora alguns temas sejam tratados de forma com as quais eu não concorde, essa série veio para trazer discussões sobre ética, política, jornalismo, guerra e assuntos tabus de modo geral. Só de tratar disso sem ser superficial já vale.

Os textos têm aquele vício do Aaron Sorkin que eu já comentei não gostar e na segunda temporada não foi diferente.

Eu quero também destacar a personagem Sloan, que é acusada às vezes de ser caricata, mas eu acho muito mais real do que a própria Mackenzie. Ela é uma mulher completa, com várias nuances. Gostei muito do arco de episódios em que mostrou a história dela tendo fotos exibidas por um ex. O final dela na temporada também foi muito bom.

A segunda temporada tratou de dois temas complicados que se interligaram: o uso de armas químicas em guerra e a responsabilidade do jornalista no caso de fontes mentirosas.

Foram excelentes episódios e não sei se talvez uma grande coincidência, porque os temas são bem atuais, porque nos noticiários atualmente se fala sobre o uso do gás Sarin.

Houve uma participação especial da atriz Marcia Gay-Harden, aquela especialista em participações especiais. Era uma advogada e, claro, o Sorkin fez o elenco inteiro aloprar os advogados, tratados novamente como uma corja de sanguessugas, que não chegam aos pés do brilhantismo dos protagonistas de suas séries. É o que ele acha, fazer o que.

Há certas dúvidas sobre o retorno da série no ano que vem, ainda mais por conta de polêmicas em relação a furos no roteiro de Newsroom que fizeram um episódio ter de ser cortado na edição final. Mas a imprensa tem apontado como certo que a série volta no ano que vem. Espero que sim, porque é como eu digo: posso não concordar com alguns pontos de vista, mas são respeitáveis porque racionais e trazem o debate. É bom ter séries assim e no momento a HBO tem se tornado expert nesse assunto.

FDL

0 comentários: