Filme: Meia-Noite em Paris ( Midnight in Paris )
Nota: 9
Elenco: Owen Wilson, Rachel McAdams, Carla Bruni, Kathy Bates, Marion Cotillard.
Ano: 2011
Direção: Woody Allen
O Woddy Allen de 2011 eu demorei pra ver, pelo mesmo motivo que eu expliquei há alguns posts. Você tem que estar com a cabeça tranquila e com disposição para obras densas.
Não é meu filme preferido do mestre. Carece de bons atores, porque o Owen Wilson está fanho, atrapalhado e não passa credibilidade. A Rachel McAdams já esteve melhor também.
O destaque sem dúvida é o retrato de Paris aos olhos de Woody Allen, tanto a atual, como a versão antiga que move a história.
Ainda assim, como todos os filmes do Woody Allen, você sempre pensa em alguma coisa da vida, te faz refletir. Aqui temos aqueles que procuram viver num mundo do passado, que não existirá mais, sem, no entanto, abrir os olhos para o que tem de bom no atual e está na sua frente. O Owen Wilson percebe isso.
O filme tem um diálogo sobre como devemos ver a arte, como um museu? Como uma forma de oprimirmos o outro com nossa erudição? Como forma de escapar da realidade? Como uma forma de conhecermos melhor o mundo e nós mesmos?
Esse conflito é claro quando temos um protagonista escritor de bobagens hollywoodianas, noivo de uma consumista mimada, que viaja à cidade da arte, dos autores que o inspiram na sua idealizada literatura. Lá ele se descobre, mas antes de achar um lugar no mundo real, ele se aventura numa fantasia criada pelo diretor, que não deixa de ser interessante e bem humorada.
Obviamente, recomendo, já que uma obra do Woody Allen sempre deve ser vista. Só não é a minha preferida, de longe.
0 comentários:
Postar um comentário