sábado, 7 de janeiro de 2012

Justiça Para Todos

justiça para todoFilme: Justiça Para Todos ( …And Justice For All )
Nota: 10
Elenco: Al Pacino, Christine Lahti
Ano: 1979
Direção: Norman Jewison

 

 

 

 

 

Trata-se de mais um clássico do cinema que por algum motivo indesculpável eu acabei perdendo. Talvez tenha sido o destino guardando para eu poder ver em 720p.

Apesar de começar o post com uma brincadeira sem graça, esse filme não tem nada de piada e apesar de ser dos anos 70, traz um tema que é muito presente ainda para a profissão dos advogados: a ética.

O Al Pacino interpreta um advogado que tem várias nuances exploradas: como a profissão afeta sua família, seus relacionamentos e sua visão de mundo. Além disso, o personagem é perturbado o tempo inteiro pela impressão de que para ser um advogado o indivíduo deve ser traidor, mentiroso e injusto.

Ocorre que ao invés de se tornar mais um cínico como os outros advogados, o personagem acaba explodindo do seu modo como forma de não aguentar mais um mundo de injustiça em que todos a vêem, mas não fazem nada, porque é confortável viver assim.

O filme é bem longo e trata de vários outros temas. Aliás, quando eu vejo uma obra antiga sempre me deparo com isso, que não acontece mais: as histórias não se limitam à trama central dos protagonistas. Existe uma teia de enredos que se envolvem e contribuem com a história principal.

Nesse filme temos o cliente travesti, o amigo advogado que surta, a ficante dele com a questão da ética e, claro, os juízes, que são duas histórias absolutamente à parte.

Para os profissionais ligados ao direito é um filme obrigatório. Para quem não é da área, ainda assim eu recomendo, porque não é todo dia que nós vemos um filme abordar de forma tão sensível questões complexas, com um elenco desses.

O comentário que não posso esquecer também é sobre a Cristine Lahtti. Eu a conhecia como a coroa mãe maconheira do Jack and Bobby. Ela era bonitona!!

FDL

0 comentários: