segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Once – Apenas uma Vez

once Filme: Once – Apenas uma Vez ( Once )
Elenco: Glen Hansard e Markéta Irglová
Nota: 10
Ano: 2006
Direção: John Carney

 

 

 

 

 

É difícil acreditar que eu cheguei ao ano de 2011 sem conhecer esse filme. Ele ficou bem famoso em 2006, chegando até a ser indicado ao Oscar.

É uma história simples de duas pessoas simples que se encontram em um momento delicado de suas vidas, quando lutam por um sonho mas não têm muitas esperanças de conseguirem.

Ele é um cantor de rua, que interpreta composições próprias, sempre cheias de verdade. Músicas introspectivas, daqueles cantores que “abrem o coração”, ao estilo Damien Rice.

Ela é uma imigrante do leste europeu que se encanta com as músicas dele e  começa a ajudá-lo com composições e tocando piano. Para ela acaba sendo o sopro de vida que lhe faltava em sua dura rotina, de cuidar de sua filha pequena enquanto o pai está longe e pela dura vida das imigrantes que trabalham como faxineiras.

Boa parte do filme é contada cantada, pela emoção da interpretação das músicas. Não espere tragédias, dramalhões ou qualquer tipo de romance hollywoodiano.

Once tem várias características interessantes. Uma dela é que os personagens não têm nome. Várias coisas se podem dizer daí, mas acho mais clara a ideia de que qualquer um tem um sonho e ir atrás dele.

Além disso, é um filme de baixíssimo orçamento, com cenas gravadas no meio da rua, em meio a pedestres mesmo.

É bom ver ao menos uma vez algo que saia dos formatos padrão. É uma obra única e inimitável. Realmente um achado.

0 comentários: