segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Biutiful

biutiful Filme: Biutiful
Nota: 8
Elenco: Javier Bardem
Ano: 2010
Direção: Alejandro González Iñárritu

 

 

 

 

 

 

Vamos começar falando do filme. É um filme horrível, mas não no sentido de ser uma obra de valor inferior, ao contrário, o seu mérito como arte é conseguir causar esse horror, sua proposta.

Biutiful é um filme subjetivo, que pode ser entendido e sentido de várias maneiras. No entando, seu tema central é a morte e a degradação. A morte está em toda parte do filme, que é cheio de personagens e histórias de causarem uma dor no saco pelo chute.

Não vou entra na história, porque é muito complexa e me renderia um tratado nesse post. Mas tenho que dizer que a cena dos imigrantes mortos vai ficar na minha cabeça por um bom tempo. Aliás, ficou, porque já tem algumas semanas que eu vi esse filme.

Quanto ao Javier Bardem, não sou fã, nunca escondi, já falei muito mal dele por aqui. Acho um ator superestimado e não consigo ver essa genialidade toda nele. Vicky Cristina Barcelona, um dos filmes que eu mais gosto, é bom apesar dele.

Todavia, em Biutiful eu devo dar a mão à palmatória. Realmente ele fez um trabalho excelente. Mereceu as indicações e prêmios que ganhou. O personagem exigia uma grande complexidade por conta da morte que rondava e por todos os conflitos psicológicos e morais pelos quais ele passava.

Filmes assim fazem a gente lembrar às vezes do mundo em que nós vivemos. Como é gelado, ruim e cruel, além de volátil.

0 comentários: