terça-feira, 3 de maio de 2011

Pânico 4

panico4 Filme: Pânico 4 ( Scream 4 )
Nota: 8
Elenco: Neve Campbell, David Arquette, Courteney Cox, Hayden Panettiere, Adam Brody e participações especiais de pessoas famosas em séries.
Ano: 2011
Direção: Wes Craven


 

 

 

Esse é um filme pelo qual eu aguardei bastante. O último foi em 2000, prometendo fechar uma trilogia. Fechou, mas acontece que uma década se passou e os atores ficaram decadentes, não podendo abrir mão da chance de faturar uma graninha, não é mesmo?

Não é só isso. A sequência Pânico foi um grande sucesso dos anos 90 e teve sua fórmula copiada por diversos filmes que não obtiveram o mesmo sucesso. Era certeza e sucesso. E foi.

A versão de 2011 faz absoluta questão de explorar a modernidade e a sociedade das redes sociais e de informação. As câmeras ao melhor estilo Big Brother não ficaram de fora também.

Os filmes anteriores tinham um pouco de comédia, bem sutil, de humor negro. Aqui a comédia foi mais explorada, chegando até a ser um filme dese gênero, na minha humilde opinião.

De fato o prometido foi cumprido, as mortes foram muito mais sangrentas e violentas.

Não tem como negar que é um prazer ir ao cinema, comprar uma pipoca e assistir a um filme de terror com as características clássicas: um assassino mascarado, gostosas burras que sobem a escada, protagonista canastrona (e agora tia) e um elenco inteiro que desde o começo do filme você já sabe que vai pro saco.

É de qualidade? Absolutamente que não. Vai mudar o pensamento de uma geração? Garanto que ainda continuamos na Idade Contemporânea. Aliás, sequer adiciona algo ao próprio gênero, a não ser uma possível moda de atores velhos voltando a papéis únicos de suas carreiras falidas... (será que teremos um novo Lenda Urbana? Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado?).

Agora, é um tremendo filme de entretenimento e isso dele ninguém tira. Todos ficam agitados no cinema e diante de uma sociedade com sede de choque, todos apelam à bizarrice... conseguir chamar a atenção é um dom. Wes Craven tem esse dom.

Recomendadíssimo a quem viveu de verdade os anos 90.

FDL

0 comentários: