terça-feira, 30 de junho de 2009

A Última Parada do 174

parada174-poster Filme: Última Parada 174
Elenco: Não conheço ninguém
Nota: 8
Direção: Bruno Barreto:
Ano: 2008

 

 

 

Confesso que com esse eu me decepcionei um pouco.
Digo isso porque o que posso esperar do filme chamado The House Bunny? Pouquíssima coisa de valor apreciável que não seja entretenimento puro. Mas aqui foi retratado um caso muito importante entre os crimes que aconteceram no nosso país.

parada174-1

O caso conhecido como A Última Parada do 174 envolve tantos temas da sociedade, que eu faria um tratado aqui só para comentar superficialmente. Falamos da miséria das metrópoles urbanas, do abandono dos menores de idade na rua, dos massacres policiais como forma de "limpeza social", da cobertura da mídia sobre os crimes, dando fama aos criminosos, da ação da polícia em casos de tensão, da psicologia de quem comete tal crime, da psicologia do policial que deve agir em situações de choque, de como reprimir e prevenir situações dessas e de como a mídia pode prejudicar na cobertura ao vivo de situações de refém.

parada174-2

Parece muito né? Mas o filme em vez de tratar disso, deu tanta atenção para a situação de degradação do Sandro, que se tornou mais um daqueles tradicionais filmes brasileiros, cheios de putaria, palavrão, violência e tragédias. Não sou contra isso, ao contrário, nada melhor que retratos da realidade. Mas não acham que isso já foi muito explorado sob essa ótica? Já teve Cidade de Deus, Carandiru, e etc... e quando surge a oportunidade de se explorarem temas azedos que são pouco abordados e geram interesse, o filme se ocupa em fazer mais do mesmo. Isso que decepcionou.

O foco na vida do Sandro antes do incidente famoso final é tão forçado, que a cena do ônibus passa voando. De forma superficial e corrida. Essa tensão poderia ser tão bem abordada e não foi.

Mas, de todo modo, tocou nesse assunto, que o Governo e a Polícia preferem esquecer. Mas ele aconteceu, e não foi algo aleatório, pois houve razões para aquele fato. Nisso o filme foi impecável. O que assusta é começar de uma história ordinária e vendo isso, constatamos que a sociedade é apenas uma bomba-relógio.

parada174-3

Recomendo que vejam. Eu esperava outra coisa. Mas o que tá ali é aproveitável.

FDL

0 comentários: