sábado, 18 de julho de 2009

Series Finale: Harper's Island - Temporada Única

harpers_island-show

Acabou a série de terror americana de 13 episódios Harper's Island. Eu nem sabia da existência dela. Foi só quando vi os releases da internet mesmo.

Há uma festa numa ilha distante e excluída de todos. Os convidados vão e são presos incomunicáveis nessa tal ilha e lá começam a ser assassinados brutalmente um a um. Qualquer semelhança com "O Caso dos 10 negrinhos" da Agatha Christie não é mera coincidência. A história foi inspirada no livro da Dama do Crime.

Imagine se eu não iria ficar doido pra assistir? Mas, pois bem, foi uma série muito complicada.

O começo foi espetacular, com mistérios e mortes elaboradas, típico de um terror/suspense de primeira, surpreendente para a televisão, diga-se de passagem.

No entanto, no meio da série a gente já começa a sentir a nossa inteligência ser insultada. Digo isso porque uma puta galera começou a morrer e ninguém se ligava? Pelo amor de Deus, né?

Depois disso, quando a trama fica declarada e começa literalmente o jogo de gato e rato, a série engrena de novo. Com insultos à nossa inteligência novamente, porque não eliminaram todas as possibilidades de se fugir daquela ilha não, não mesmo. Também acho muito bobão um cara sozinho e seu ajudante matarem um elenco inteiro de mais de 30 pessoas... sendo que a metade ainda foi escondidinho. Mas a emoção da trama e a vontade de descobrir qual era o mistério me mantiveram vendo.

Agora, nada supera o final (não vou spoilar, até por isso não escrevi sinopse). Aquilo foi uma das coisas mais ridículas que eu já vi na minha vida. Uma série com investimento desse, numa emissora top da tv americana teve a coragem de exibir aquilo. É revoltante, pareceu uma piada muito da sem graça. Digo isso porque não fez o menor sentido e tornou a história completamente banal.

É uma vergonha exibir um lixo desses e dizer que se inspirou numa das maiores obras da literatura no que diz respeito a uma história de crimes. A Agatha Christie tinha personagens construídos e tramas com motivos e sentido. Não essa baboseira gigante que a CBS exibiu. Foi propaganda enganosa. Só um odeio para ficar registrado: EU ODEIO QUEM FINGE SE INSPIRAR EM LIVRO PRA FAZER AUDIOVISUAL SEM CONTEÚDO.

Não recomendo mesmo.

harpers_island-elenco

FDL

2 comentários:

Carla disse...

Compartilho tudo! Começo surpreendente e um final T-E-R-R-Í-V-E-L! E leiam o livro se puderem, esse sim vale muito a pena!

Léo disse...

Concordo!!!
A Série começou bem. Fiquei entusiasmado por ser baseada no "O Caso dos Dez Negrinhos", que por sinal considero com o melhor livro que li dela.
Estragaram a série com o fim!