quarta-feira, 20 de maio de 2009

Season Finale: Cold Case - 6ª Temporada

coldcase-wallpaper

Quem se despediu na semana passada por um tempo foi a veterana Cold Case. Foi uma temporada complicada, com uma série que não sabe ser mais ou menos.

Desde que começou, em 2003, Cold Case sempre esteve entre as minhas séries favoritas. E por um tempo foi a minha favorita. Várias outras da mesma época já se foram e esta continuou.

A fórmula de Cold Case é simples e direta: a equipe de detetives de Filadelfia reabrem casos antigos que nunca foram solucionados. As pistas chegam de diversas formas e os casos são de diversas épocas. A ideia era utilizar as novas conquistas tecnológicas, não só em ciências naturais, mas também novos métodos investigativos para saber a verdade.

A série usa bem os elementos técnicos do audiovisual. Faz paralelos entre as aparências das pessoas no passado e no presente, carrega no uso de flashbacks sempre embalados por músicas da época em que para o passado se viaja.

No final, quando solucionamos o crime, uma música linda toca, fazendo com que fique emocionante. É um pouco cinematográfico, inclusive, com uns slow motions que eles usam.

Já vi entre as trilhas sonoras: 5 vezes Oasis ( nem preciso falar do bom gosto ), Coldplay, Lifehouse, Aerosmith, Peral Jam, Creedance, Goo Goo Dolls, Snow Patrol, The Fray... enfim.. a lista não acaba por aqui. Aliás, já devo ter escrito isso antes.

O problema foi que na sexta temporada a coisa ficou feia.

Na quinta ainda apareceram aqui ou ali alguns episódios bons, que eu até cheguei a postar aqui. O Andy in C Minor, do menino surdo, foi um deles. Lembro de um post da polêmica dos Justiceiros também.

Mas agora, a segunda pessoa entrevistada pela polícia sempre era a assassina. Não tinha segredo. O insulto à nossa inteligência reabrindo casos dos anos 40 e resolvendo com facilidade também foi embaraçoso. As músicas do final que sempre foram ponto forte praticamente caíram no medíocre. E a série que eu esperava toda semana pra ver acabei vendo só na esperança de melhorar.

O final ainda foi um pouco melhor, com o caso da menina que queria entrar num grupo esclusivamente masculino do Exército. Com sérias ressalvas ao recurso mais que batido do delírio de coma sem dizer... fazendo desse cliché como se fosse um gran finale.

Foi bom acabar a temporada agora. Quem sabe o povo descansa um pouco e volta com uma série melhor no final do ano? Teve série mais merecedora de segunda chance que acabou sendo cancelada. Tomara que não piore mais.

FDL

0 comentários: