domingo, 13 de novembro de 2016

Poirot: Cai o Pano – Series Finale

curtain2

Cai o Pano foi o último dos telefilmes que a emissora britânica ITV produziu para retratar completamente a obra da Agatha Christie que envolvia o personagem Poirot.

A série começou em 1989 e atravessou décadas, primeiro retratando contos com o detetive belga e depois adaptando os romances, que estão entre os mais famosos da escritora inglesa, como Assassinato no Expresso Oriente, Morte Sobre o Nilo, Morte na Mesopotâmia, O Assassinato de Roger Ackroyd, Natal de Poirot, O Misterioso Caso de Styles e muitos outros (foram muitos mesmo!).

Cai o Pano, ou Curtain é o último também em cronologia, já que mostra a morte de Poirot durante sua última investigação de assassinato.

Por todos esses motivos é um outro clássico da escritora, que deixou o livro pronto em um cofre, sendo sua última publicação em vida.

O livro em si nunca tive coragem de ler. É muito estranho imaginar a morte de Poirot. Já o episódio, foi exibido em 13/11/2013 e só agora, por coincidência, em 13/11/2016 eu consegui assistir.

Eu esperava um episódio mais melancólico e cheio de despedidas. De fato é assim, mas o tema sombrio e violento predominou de longe nessa despedida.

“A convite de Poirot, o capitão Hastings retorna ao local da primeira investigação de ambos: a mansão Styles. O tempo passou: o detetive belga envelheceu e está em uma cadeira de rodas; já a antiga mansão foi reduzida a uma mera hospedaria. A visita, porém, se revela mais que um reencontro entre velhos amigos. O instinto de Poirot, ainda afiado, lhe diz que entre os hóspedes há um assassino. E ele precisa que Hastings o ajude a identificá-lo antes que haja mais uma vítima – e antes que seu tempo acabe.”

curtain1

O ator David Suchet já tinha dado lição de atuação por mais 20 anos interpretando Hercule Poirot. Nesse derradeiro telefilme ele foi além e se mostrou, na minha humilde opinião, um dos melhores atores do mundo. Pena que nem tanta gente conheça tudo que esse homem fez.

Não consigo imaginar Poirot de outra forma e ele já foi interpretado no cinema por outros atores e até virão novos filmes. Para mim tudo é muito estranho. Poirot é David Suchet.

Eu protelei, mas é o fim de mais uma era. Claro que eu não comecei a assistir Poirot em 1989, eu tinha 3 anos. Só que mesmo assim já faz tempo que a obra da Agatha Christie entrou na minha vida. Li O Assassinato no Expresso do Oriente com 16 anos e em 2004 conheci o seriado, sofrendo muito para encontrar pela internet.

Tenho muita vontade de assistir tudo de novo. Sei que ainda farei isso.

Recomendo muitíssimo.

FDL

0 comentários: