segunda-feira, 8 de junho de 2015

Gritos do Passado – Camilla Läckberg

gritos do passado

‘“Eu invejava Johannes. Ele acreditava mesmo nas mentiras de meu pai de que podíamos curar gente. Imagine que poder aquela fé lhe dava. Olhar para suas mãos e saber que eram os instrumentos de Deus. Ver as pessoas ficarem em pé e andarem, ver os cegos enxergarem e saber que você era quem tornava isso possível. Eu via só o espetáculo. Via meu pai de pé nas laterais, guiando e dirigindo, e eu detestava cada minuto. Johannes só via os doentes diante de si. Ele via apenas seu canal direto com Deus. A tristeza que deve ter sentido quando ele se fechou… Não lhe ofereci nenhum consolo. Em vez disso, eu estava eufórico. Finalmente poderíamos ser garotos normais, Johannes e eu. Finalmente podíamos ser iguais. Mas isso nunca aconteceu. Johannes continuava a enfeitiçar as pessoas, enquanto eu, eu…” Sua voz falhou.’

Camilla Läckberg

Comecei a ler esse livro no ano passado, logo depois que li A Princesa do Gelo. Só que parei no meio por vários motivos e só tive cabeça e tempo para voltar agora. Fiz muito bem em voltar. Aquele entusiasmo que senti pela escrita de Camilla Läckberg permanece.

Esse livro é pior que o primeiro, mas certamente ainda é excelente. Falo isso porque meu personagem preferido é Ericka Falck, que esteve alheia ao mistério principal por conta de sua gravidez. Fora isso, seu drama com a irmã eu acho chato.

O livro conta a história de uma imigrante desaparecida na cidade de Fjällbacka, que quando tem seu corpo encontrado, está junto dos restos mortais de duas mulheres, que haviam desparecido muitos anos antes.

Todo esse mistério envolve uma família rica cheia de mágoas, mistérios e segredos. A relação dessa família com o crime cabe ser descoberta por Patrik Hedström, que lidera a investigação e sofre pessoalmente com o peso de ter essa responsabilidade e ainda sente culpa por deixar Erica grávida em casa para se dedicar ao caso.

O excesso de personagens avulsos incomoda um pouco, também o excesso de passagens inúteis na barriga do livro. Mas fora isso, o final mais uma vez me surpreendeu e demonstrou a habilidade que essa escritora tem em criar histórias interessantes e mistérios desvendáveis e complicados.

O próximo livro dela devo ler em breve. É mais uma autora que faz parte da minha lista com certeza.

FDL

0 comentários: