segunda-feira, 14 de julho de 2014

Season Finale: Criminal Minds – 9ª Temporada

criminalminds

Com a falta de tempo, excesso de preocupações e afazeres, era necessário cortar diversas séries e filmes. Criminal Minds estava meio repetitiva, cansativa e foi para a lista de espera.

Acontece que essa série faz falta, já me apeguei a ela, porque vejo desde a estreia, em 2005.

Essa temporada começou fraca. Diversos episódios com cara de requentados, alguns clichês e falta de imaginação, ou pode ser entendido como esgotamento das possibilidades.

No começo a série sofreu resquícios da morte da antiga chefe e a chegada do novo agente, Cruz. Ele era misterioso, tinha um segredo com a J.J., que foi solucionado em um arco de episódios eletrizante, que marcava o 100º episódio da série.

Nesse episódio especial houve violência excessiva, sobretudo a psicológica, que é a marca da série. Também tivemos uma participação especial da agente Prentiss, que já foi e voltou duzentas vezes.

Depois disso a série esfriou, mas como vi os episódios finais agora, posso dizer que o final foi excelente. Vou destacar o episódio 18, com o assassino da raiva e o episódio 19, que trata de uma sobrevivente de uma série de crimes. Aliás, esse episódio 19 mostrou que a série conseguiu contar uma história de forma diferente, com recursos diferentes e mais uma boa participação do ator Shemar Moore.

Também veremos um assassino medonho que anda por aí ainda. Deve voltar nas próximas temporadas.

O final foi ótimo. Mais uma vez, um banho de sangue exagerado, mas tudo bem. Os conflitos contados marcam a saída da agente Blake da série e talvez uma reviravolta num apático Reid que vinha aparecendo.

Por um lado a saída da atriz é boa, porque durante a série ela não foi carismática ou marcante, embora sua personagem tivesse uma excelente história, sendo excessivamente inteligente e competente, mas sem perder o lado carinhoso e familiar. As cenas finais mostraram a atriz no ponto da sensibilidade que a personagem demandava. Aí fiquei com a impressão de que talvez pudessem dar outra chance...

Me incomoda ver como a série explora fraquezas dos personagens fazendo os suspeitos irem atrás deles sempre. Os episódios chave sempre envolvem mortes de familiares, sequestros de agentes, atentados contra eles. Nenhum deles escapou até agora. Esse emprego é um perigo!

Bom, vou dizer que aguardo a próxima temporada, não sei se vejo inteira, mas posso prometer que ainda não estava pronto para abandonar Criminal Minds.

Até a próxima.

FDL

0 comentários: