Filme: Os Miseráveis (Les Misérables)
Nota: 8,5
Elenco: Hugh Jackman, Russell Crowe, Anne Hathaway, Amanda Seyfried, Sacha Baron Cohen, Helena Bonham Carter e grande elenco (não sei porque falam isso nas propagandas, já que a parte boa do elenco é dita pelo nome).
Ano: 2012
Direção: Tom Hooper
Depois de O Discurso do Rei, o diretor tinha muito a provar para a audiência em seu próximo trabalho. De um certo modo se saiu bem.
Musicais são chatos, começo dizendo isso. É sem sentido as pessoas simplesmente cantarem sobre a vida, com atuações exageradas e cheias de trejeitos.
Só que alguns desses filmes são obrigatórios, mesmo para quem não é fã do gênero.
O que irrita em Os Miseráveis é o fato de ser inteiro cantado. Chega uma hora que você pensa: “apenas parem!”. Tá, eles cantam, saquei... mas dá um tempinho pra uma conversinha trivial para nós respirarmos? Valeu.
Por outro lado, o grande destaque está nas atuações. Anne Hathaway mereceu todos os prêmios que recebeu, porque esteve perfeita na pele da puta choradora (mesmo com aquele cabelinho de Sandra Annemberg).
O Hugh Jackman também mostrou que pode fazer papeis reconhecidos pela crítica. O personagem dele era o mais difícil e ele fez muito bem.
O núcleo dos coadjuvantes trambiqueiros vividos pelo Borat/Bruno e pela Belatrix na cabeça dos atores seria digno de um Oscar. Na minha foi ver mais um papel caricato, com caretas e exageros.
A história do filme, que é adaptada de um clássico da literatura, é linda. O enredo flui mesmo em uma obra bem longa. Não cansa.
As cenas de guerra, sobretudo a morte do menininho, são realmente boas.
De fato não merecia o Oscar de melhor filme, mas o de melhor atriz coadjuvante foi merecido.
Claro que a música do filme não poderia deixar de lembrar o melhor vídeo da história da internet. Aliás, cadê participação de Susan Boyle nesse filme? Nem iria precisar de maquiagem.
Acho que os amantes de musicais gostaram bem mais do que eu, mas não tenho como criticar a qualidade de um filme que cumpriu o que prometeu.
FDL
0 comentários:
Postar um comentário