domingo, 17 de março de 2013

O Lado Bom da Vida

silver linningsFilme: O Lado Bom da Vida (Silver Linnings Playbook)
Nota: 8,5
Elenco: Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Chris Tucker, Julia Stiles.
Ano: 2012
Direção: David O. Russell

 

 

 

 

Esse filme tem várias facetas que eu gostaria de ressaltar. A primeira delas é a tendência do Oscar repetir as indicações a melhor filme de diretores do ano passado. Esses dias comentei Os Miseráveis e agora O Lado Bom da Vida é do mesmo diretor de O Lutador, destaque no ano retrasado.

O Lado Bom da Vida divide opiniões, não que eu tenha ouvido por aí que o filme fosse ruim, só não se compreende tanta atenção da crítica por uma história que, a princípio, parece ser bem simples.

O foco é a questão dos distúrbios de comportamento. Todos os personagens sofrem de algum e a história evolui a ponto de se encontrar um otimismo, para se superarem essas amarras que afundaram a vida dos protagonistas.

A personagem Tiffany é a mais interessante. Até por isso, apesar de tantas indicações a prêmios que o filme recebeu, só o de melhor atriz mesmo que foi para a Jennifer Laurence. Eu gosto dela porque mostra o comportamento autodestrutivo como forma de defesa, algo que é difícil de notar e é mostrado com muita sensibilidade.

Se o Oscar foi merecido? Complicado julgar esse tipo de coisa. Certamente ela fez um excelente trabalho. Eu tenho outra favorita, mas não chego a dizer que foi injusto. A sensibilidade da personagem e a capacidade de atuar sem precisar estar na guerra, holocausto, careca, feia é o destaque que mudou um pouco a tendência do Oscar.

O Bradley Cooper esteve bem e evolui cada vez mais como ator. Acho que no futuro ele ganha o Oscar dele.

Gostei bastante também do personagem do De Niro, coisa que fazia tempo eu não conseguir fazer. O pai carismático com TOC e um amor interessante pelo filho foi um plus na história.

Não acabou sendo pra mim um filme tão marcante assim. Em alguns momentos eu achei meio cansativo, mas os diálogos são muito bons, junto das atuações. É aquele tipo de filme que resgata um certo tipo de doçura, coisa que acaba fazendo sucesso com a crítica.

No final eu recomendo sim. Dos divididos sobre Silver Linnings, eu fico no time dos que gostaram.

FDL

0 comentários: