segunda-feira, 2 de julho de 2012

Silk

silkJá faz um tempão que tinha baixado a primeira temporada dessa série britânica, mas acabei deixando no HD sem lembrar de assistir.

Nesse ano percebi a minha negligência quando vi sair a segunda temporada. Tendo em vista como os ingleses demoram para seguir com suas séries, larguei mão mesmo.

Mas quando fui relembrar do que se tratava achei que seria um momento perfeito para assistir. Até porque, as temporadas de 6 episódios são boas para não enjoar.

A série trata da Justiça criminal inglesa, que é completamente diferente da americana e de outro universo quando comparada com a nossa.

Um dos lados bons foi que precisei pesquisar para entender a série. Fui saber o que era o “silk”, os barristers, os solicitors, enfim, vários termos e cargos que tinham influência direta na série.

Basicamente, no sistema deles há dois tipos de advogados, os solicitors, que atuam somente fora dos tribunais, e os barristers, que atuam neles. Silk é um nome dado a um tipo ainda mais seleto de barristers, os que entram no Conselho da Rainha, uma classe considerada mais preparada, com advogados responsáveis pelos casos mais relevantes. São chamados de silk por conta da vestimenta de seda que usam.

A série trata de um escritório de barristers, focado ainda mais em dois deles, Martha e Clive, ambos concorrendo para se tornarem silks. Em meio disso, há os casos em tribunais e as tramoias no próprio escritório.

Na primeira temporada há ainda uma disputa entre dois pupilos por uma vaga, cada um com um mentor, os dois da disputa acima.

A primeira temporada é genial. Assisti tudo de uma vez em poucos dias. Tem até a atriz Natalie Dormer, interpretando uma das pupilas. Essa atriz é ótima, mas saiu depois, já que está em séries mais famosas atualmente.

Na segunda temporada, com Martha já sendo Silk e Clive morrendo de inveja, vemos a série ir mais para o lado de luta contra a máfia, coisa que não gosto tanto.

Mas essa série tem um texto tão rico, histórias tão bem feitas e interpretação tão precisa, que não consigo falar mal da segunda temporada.

A atriz que interpreta a Martha Costello é muito boa, espero vê-la em outras produções no futuro, porque ela merece uma carreira de muito sucesso.

A série foi renovada e volta sabe Deus quando, né? Por isso é complicado acompanhar produções inglesas. Mas que são boas são, então não tem como deixar passar.

Recomendo muito!

FDL

0 comentários: