quarta-feira, 21 de março de 2012

A Dama de Ferro

ironladyFilme: A Dama de Ferro ( The Iron Lady )
Nota: 8
Elenco: Meryl Streep e ninguém mais importa.
Direção: Phyllida Lloyd
Ano: 2011

 

 

 

 

 

Começo reconhecendo o merecido prêmio da Meryl Streep. Não tem pra ninguém, essa mulher merece todos os elogios pela atuação tão completa e entregue dela.

A maquiagem também premiada merece respeito. Não deve ter sido fácil dar o mesmo ar da Dama de Ferro à atriz, podendo permitir que ela ainda fizesse suas famosas caras e bocas.

Quanto ao filme, é morno, não pega. A gente fica sempre esperando algo acontecer, mas a narrativa tem um ritmo muito cansativo. Histórias para contar não faltavam.

Longe dizer que o filme é ruim, no entanto. Poder ver nos cinemas uma história tão interessante é realmente um prazer.

Duas passagens desse filme me marcaram. Confesso que não sei se são de fato ditas por Margareth ou se os roteiristas que estavam inspirados. A primeira delas ocorre quando uma senhora a aborda em um evento e diz que ela é sua fonte de inspiração. Logo vem o coice: as pessoas deviam correr seus próprios caminhos, sem visualizar histórias alheias. A outra situação ocorre quando Margareth se queixa de tanto ouvir as pessoas dizerem que sentem as coisas, pois a geração dela estava acostumada a pensar, não sentir.

O papel do filme foi humanizar essa figura conhecida pela dureza. A ideia deu certo, talvez até demais, porque ficamos vendo a decadência da velhice ou pensamentos longos e acabamos tendo pouco destaque para a impressionante história de Margareth Thatcher.

Ainda assim recomendo. Fazendo sentido a indicação a prêmio de melhor atriz e não de melhor filme.

0 comentários: