sábado, 26 de fevereiro de 2011

A Origem

inception_movie_poster_01 Filme: A Origem (Inception)
Nota: 8
Elenco: Leonardo DiCaprio, Joseph Gordon-Levitt (500 dias com ela), Ellen Page, Cillian Murphy, Marion Cotillard e Michael Caine (entre outros).
Ano: 2010
Direção: Christopher Nolan

 

 

 

É um dos filmes mais comentados do ano passado. Como o Oscar de aproxima, acho que é uma boa hora para atualizar os posts.

A classe nerd idolatrou o novo filme do Christopher Nolan. Mas eu até entendo. Depois do sucesso do Batman DarkNight e das promessas intelectuais desse filme, a reação não poderia ser outra.

Muitos rumores diziam que quase ninguém entenderia esse filme. Que era de uma complexidade jamais vista no cinema, etc… Calma, não é pra tanto. Sim, o filme é complicado e inteligente, mas qualquer um com boa vontade entende.

As atuações estavam boas. Nada demais. Já vi tando o DiCaprio, quanto a Ellen Page fazerem personagens bem menos tímidos. Passaram batidos.

Aquelas cenas do DiCaprio com a Cotillard não me passaram muita verdade. Não me convenceram não.

A história é bem interessante, mistura elementos de consicente e subconsciente e ainda com doses de espionagem, crime e dramas pessoais.

Talvez eu criticasse que uma história que mergulhou tão fundo na sua proposta poderia ter dado um final fechado. Se aquilo é tomado com tanta verdade de de forma tão absoluta, achei que o final aberto não combinou.

Eu gosto muito de filmes com final aberto. Fazem a gente pensar. É como um animal ruminante… você engole e fica digerindo por dias. Mas aqui não achei que combinou não. Questão de gosto mesmo.

Também não achei sensacional e com certeza não é meu favorito ao prêmio do Oscar. Todavia, em tempos de filmes que somente apelam ao visual e têm histórias vazias, acho louvável que uma produção com padrões técnicos tão aprimorados tenha uma trama tão complexa. Ponto para o Nolan aí.

Claro que os meus comentários são pessoais e partem do princípio que dificilmente uma história de ficção científica me empolga, mas mesmo assim, a gente tenta ver o todo.

FDL

0 comentários: