sexta-feira, 12 de maio de 2017

Broadchurch – 3ª temporada

Broadchurch_Series_3

A terceira temporada de Broadchurch e última acabou. Com isso se encerra uma das melhores produções britânicas no gênero policial que eu já vi.

Depois de duas temporadas bem interligadas no assunto da morte do menino Danny, a terceira trouxe uma história diferente: o estupro de Trish, muito bem interpretada pela atriz Julie Hesmondhalgh.

David Tennant e Olivia Colman continuaram na série com os detetives Hardy e Miller, mas dessa vez o foco é a investigação desse crime.

A família de Danny ainda esteve presente e, claro, mais chata do que nunca. Dessa vez a mãe superou um pouco os chiliques e passou a ser um tipo de conselheira a pessoas que passam por dramas, pessoais. Acaba ajudando Trish.

O pai de Danny é que ficou mais chato ainda e toda essa parte da série foi completamente descartável, junto com o padre, que ficou sem ter o que dizer ali.

Entre os coadjuvantes eu gostei muito da história da jornalista, que esteve sempre deixada de lado nas outras temporadas e teve uma boa jogada nessa última, que mostrou os malefícios da nova geração, que acha saber tudo apenas por dominar melhor as novas tecnologias. Esse embate ético foi muito bom.

A história principal, de Trish, é uma fórmula das histórias de suspense. Você sabe que haverá mistérios que são entrelaçados para darem voltas no próprio rabo, criando vários suspeitos e uma única resposta improvável no final, que nada tem a ver com o resto.

Mesmo assim a gente assiste, porque são bons personagens, boas narrativas e bem interpretadas.

Broadchurch_Series_3-2

Achei que a escolha da atriz seria apenas uma sutileza sobre o estereótipo da vítima de estupro. Mas já devia ter aprendido com os britânicos. Na cena em que Trish briga com sua amiga por ter transado com o marido dela, ela ouve: “não entendo por que com tantas mulheres na festa, alguém iria escolher estuprar justo você”.

A dor da personagem ao ouvir isso, até mesmo como um segundo estupro, foi no ponto e mostrou ainda mais toda a carga que aquela mulher tinha de carregar quando a pequena e fofoqueira cidade descobrisse o que ocorreu e começasse a julgá-la.

Acabou a série, infelizmente. Porque teria gás para contar muita coisa. Mas de todo jeito deixou sua marca e abre espaço para novas produções boas aparecerem.

Excelente série!

FDL

0 comentários: