domingo, 14 de maio de 2017

Eurovision 2017

eurovision-2017-kyiv-logo

A edição da competição musical desse ano foi a terceira que eu vi e achei que foi a mais fraca até agora. Isso observando tanto as músicas, quanto a produção e a repercussão como um todo.

Mesmo assim, meses antes de haver o show propriamente dito as músicas são divulgadas e a gente já vai salvando e ouvindo as preferidas.

Nesse ano eu gostei mesmo de uma: Hey Mamma, de Sunstroke Project, da Moldávia.

 

Essa música é bem animada e divertida, com uma refrão grudento e umas passagens de sax legais. Gosto de músicas pra cima assim.

De resto eu não adorei nada, mas gostei bastante da música vencedora: Amar Pelos Dois, de Salvador Sobral, representando Portugal.

 

Tanto ele quanto a música são esquisitos, mas isso não é necessariamente uma coisa ruim. É original e ele canta com bastante emoção. Mas para mim é algo que funciona assistindo ao vivo. Não ouço na playlist não.

Importante eu achei a vitória do país na competição, porque nunca havia acontecido de Portugal ganhar e, além disso, os portugueses não abrem mão de cantar no seu próprio idioma, coisa bem rara no Eurovision. Isso quebra a ideia de que para ganhar o cara tem que se apresentar em inglês.

Posso destacar também algumas apresentações interessantes, que mereceram boas colocações por não serem mais do mesmo. Uma delas é o estilo cigano do representante da Hungria:

 

Os romenos, que fizeram um Yodel:

 

Belarus também trouxe uma música que tenho ouvido bastante na playlist, com um estilo bem agradável:

 

Por fim, o croata Jacques Houdek cantou uma música muito bonita, na qual ele faz duas vozes bem diferentes:

 

No final, há muitas baladas repetitivas, muitas músicas com toque eletrônico ou então fórmulas batidas que parecem não funcionar mais.

O programa é longo, com duas semifinais e depois uma final que dura várias horas. Bom mesmo é o suspense da votação país a país para eleger o melhor. Nesse ano pelo menos não houve decepção com a escolha do vencedor.

Que no ano que vem Portugal ofereça um show um pouco melhor do que a Ucrânia foi capaz de fazer.

Continuo fã do programa e acho difícil agora deixar de ver. Virou evento sazonal.

FDL

0 comentários: