Assisti na semana passada ao piloto da série Scream, da MTV. Trata-se de uma versão livre do filme de mesmo título, clássico dos anos 90, principal nome da categoria conhecida como Slasher Movies. Pânico!
Todo aquele trash imperdível, as atuações fracas e a capacidade de zoação na própria metalinguagem fizeram esse piloto ser muito bom. Um excelente guilty pleasure.
Claro que isso me fez lembrar os próprios anos 90 e sua cultura cinematográfica, que moldaram não só a minha, mas a personalidade de toda uma geração. Por isso um top 10 dos melhores suspenses adolescentes dos anos 90.
Minha lista é de thrillers adolescentes. Claro que a qualidade é questionável, mas nada supera a ansiedade e agitação de ir no cinema ver esses filmes.
1- Segundas Intenções
Título Original: Cruel Intentions
Ano: 1999
Elenco: Sarah Michelle Gellar, Ryan Phillippe, Reese Witherspoon, Selma Blair, Joshua Jackson, Christine Baranski
O filme da minha adolescência. Trata-se de uma versão jovem do clássico de Choderlos de Laclos. O original era inspirado na Paris dos tempos da peruca. Cruel Intentions é sobre jovens americanos.
O enredo circula sobre chantagens, sedução como arma de poder, aparência x essência, atuações exageradas, música sonora perfeita com toda a cara dos anos 90. Ou seja, tudo perfeito.
Jamais esquecerei da cocaína dentro do crucifixo, tampoudo de um filme que reuniu na trilha sonora: Counting Crows, Placebo, Verve e Cardigans… impossível se melhor e impossível ser mais 90.
Sempre que posso eu revejo esse filme.
2- Pânico
Título Original: Scream
Ano: 1996
Elenco: Neve Campbell, Courteney Cox, David Arquette, Matthew Lillard
É o grande clássico de jovens mortos dos anos 90. A violência e o suspense deixava todo adolescente doido para ir ao cinema, mesmo tendo que dar uns trambiques para entrar e driblar a censura.
Houve duas continuações na mesma época e depois o volume 4 há pouco tempo.
A sacada de Pânico é o humor. Os personagens e até o assassino utilizam o gênero do filme de terror como plano de fundo. Até os clichês são propositalmente repetidos como forma de deboche.
Certamente esse filme é um marco.
3- Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado
Título Original: I Know What You Did Last Summer
Ano: 1997
Elenco: Jennifer Love Hewitt, Sarah Michelle Gellar, Ryan Phillippe, Freddie Prinze Jr., Anne Heche, Johnny Galecki (sim, o Leonard)
Por muitos é considerado o irmão pobre do Pânico. Acho que realmente é. Mas não deixa de ser mais divertido.
Quatro amigos estão em um carro e o motorista alcoolizado acaba atropelando um homem. Ao ver que ele está morto, os amigos jogam o corpo no mar para não sofrerem as consequências. Mas será que ele morreu? Essa dúvida surge quando eles recebem um ano depois uma mensagem com o título do filme.
As cenas de violência são bem fortes e foi o grande lançamento de vários nomes como atores no cinema.
Teve continuações péssimas.
4- Lenda Urbana
Título Original: Urban Legend
Ano: 1998
Elenco: Jared Leto, Alicia Witt, Rebecca Gayheart, Michael Rosenbaum, Joshua Jackson, Tara Reid
A categoria mocinhas chatas merece nota 10 nesse filme. Mas mesmo assim, é genial. Aquela cena inicial da morena cantando desafinada no carro na chuva e depois tomando uma machadada fica na memória.
A protagonista ruiva e o jornalista da faculdade começam a desconfiar que diversas mortes bizarras no campus estão relacionadas a lendas urbanas. Pior, tudo leva a crer que uma história do seu passado tem uma conexão com os assassinatos.
As mortes nesse filme começam a mostrar o show de criatividade dos americanos. Além disso, diversas lendas que até mesmo no Brasil nós conhecemos, começam a virar realidade. Isso gerava altos papos na madrugada. Saudades de Lenda Urbana.
Também teve continuações, mas prefiro nem comentar.
5- Premonição
Título Original: Final Destination
Ano: 2000
Elenco: Seann William Scott é o único que permanece conhecido.
Eu sei que é de 2000, mas o espírito é de anos 90. Isso é um fato. Também teve continuações, também foram ruins e também marcou o povo que queria ir no cinema pra se assustar.
Esse talvez seja o único da lista que tenha uma pegada sobrenatural. Ainda assim, as mortes são muito reais, o que deixa todo mundo assustado, sem contar a tensão da porra que esse filme causa.
Segue a fórmula, mas é muito bom! Deu vontade de ver de novo.
6- Garotas Selvagens
Título Original: Wild Things
Ano: 1998
Elenco: Kevin Bacon, Matt Dillon, Neve Campbell, Denise Richards
Esse filme tem umas meninas safadgenhas... A Sidney do Pânico resolveu mostrar que não era tão inocente e se juntou com a Denise Richards num dos filmes com mais reviravoltas que eu me lembro.
Tem falsa acusação de estupro, sedução de professor, policiais corruptos, todos aqueles bons exemplos que a família tradicional brasileira ama.
7- Cubo
Título Original: Cube
Ano: 1997
Elenco: desconhecidos por mim.
Eu acabei vendo esse filme mais tarde. Mas ele fez muito sucesso na época dele.
Várias pessoas desconhecidas são raptadas e acordam em uma instalação complexa. No formato de cubo, com várias opções de portas para prosseguirem e buscar uma saída.
O problema é que em algumas delas precisam realizar tarefas. Em outras há armadilhas mortais mesmo. Filme bem sanguinário e tenso.
8- Eleição
Título Original: Election
Ano: 1999
Elenco: Reese Witherspoon, Chris Klein, Matthew Broderick
Eleição é um filme mais de estilo de humor negro e ácido do que propriamente um suspense. Mas podemos considera-lo nessa categoria.
Matthew Broderick é um professor de High School que tem a sua vida transformada num inferno quando coordena as eleições do grêmio estudantil. Tudo isso porque uma aluna insuportável (Reese) vai fazer o que for preciso pra ser eleita.
9- Tentação Fatal
Título Original: Teaching Mrs.Tingle
Ano: 1999
Elenco: Helen Mirren, Katie Holmes
Esse filme é lindo. Tem aquele desejo íntimo de alunos injustiçados de se vingarem de professores sádicos.
Não que eu tenha algum interesse pessoal nisso.
10- Medo
Título Original: Fear
Ano: 1996
Elenco: Mark Wahlberg, Reese Witherspoon
Não é muito conhecido, mas é um suspense com Mark Wahlberg e Reese Witherspoon bem novinhos. Ela é inocente e se apaixona por ele, que no começo é bem bonzinho, mas depois acaba ficando maníaco, stalker e violento.
O que não posso deixar de mencionar é o rabo que os anos 90 deixaram, fazendo com que no comecinho dos anos 2000 nós tivéssemos outros filmes nesse estilo que deixaram marca. Vale como menção honrosa.
1- Intrigas
Título Original: Gossip
Ano: 2000
Elenco: James Marsden, Kate Hudson, Joshua Jackson (ele de novo)
Esse filme é incrível! Um grupo de estudantes resolve num trabalho da faculdade espalhar uma fofoca e ver como ela se espalha sob uma perspectiva acadêmica.
Para isso, inventam que um estudante estuprou uma colega numa festa. A notícia se espalha rapidamente e a própria menina começa a acreditar na fofoca.
Deu vontade de ver de novo. Isso que não tinham redes sociais nessa época. Imagina agora...
2- Perseguição
Título Original: Joy Ride
Ano: 2001
Elenco: Steve Zahn, Paul Walker, Leelee Sobieski
Dois amigos estão na estrada e resolvem ter a ideia genial de provocar outro motorista pelo rádio. Mal sabem eles que o cara é ligeiramente vingativo e vai acabar com eles.
3- Sociedade Secreta
Título Original: The Skulls
Ano: 2000
Elenco: Joshua Jackson, Paul Walker (os elencos só permutam mesmo)
O filme mostra um estudante ingressando na faculdade e participando de um grupo que parece ser um sonho: uma sociedade secreta muito antiga da faculdade, em que todos se ajudam e se protegem.
O problema fica no fato de que não parece sobrar muito espaço para a própria intimidade e identidade. Além disso, ai de você se não fizer o que eles mandam!
4- A Casa de Vidro
Título Original: The Glass House
Ano: 2001
Elenco: Leelee Sobieski, Diane Lane, Stellan Skarsgård
Ruby Baker é uma adolescente que perde os pais em um acidente e vai morar com os tios. Ela tem uma herança milionária e começa a desconfiar que o primeiro momento de agrado dos tios é uma desculpa para roubá-la.
Esse filme é um suspense bem legal.
Saudades eternas dos anos 90!
FDL