É uma série da HBO criada pelo Aaron Sorkin. Tinha tudo para eu não ver, já que não sou lá muito fã dessas duas características. Ocorre que nada é absoluto e temos que ver as séries longe dos preconceitos das sinopses, canais e outros detalhes.
O que me chamou a atenção é o enfoque político e, claro, o elenco. Jeff Daniels é o protagonista, fazendo um par torto com a Emily Mortimer (não me chamava atenção até essa série). Entre os coadjuvantes estão Dev Patel, de Skins e Quem quer ser Milionário e a Alison Pill, não muito famosa, mas que deu um show de interpretação em In Treatment.
Só terminei de ver essa série há uns 2 meses e só voltei a ter ânimo para escrever agora. O negócio é que eu recomendo The Newsroom.
O episódio piloto é genial, não há outra palavra. O Jeff Daniels é um redator e âncora de um jornal da tv a cabo todo certinho e republicano, mas surta em uma palestra numa universidade e vomita um Amazonas de verdades na cara da sociedade hipócrita.
A partir daí, com a chegada da Emily Mortimer o jornal dele passa por uma revolução, passando a ter uma postura mais crítica e incisiva, questionando o país, sem muito medo das consequências.
O lado bom da série, além do elenco excelente, esteve no enredo, que criticou fatos importantes e foi bem questionador sobre a política e sobre até mesmo a atividade jornalística. Uma série que veio para somar, deixar sua marca em ter se posicionado sobre algo.
O lado ruim é o que eu não gosto mesmo nas obras do Aaron Sorkin. São pretensiosas. O elenco fala rápido demais para dar um ar inteligente aos diálogos. Quem viu a Rede Social entendeu que palavras imbecis ditas desse jeito com cara de prepotência podem parecer afirmações espertas. A série tem um pouco disso.
Muitos reclamaram que em determinado ponto da série se deu muita atenção aos romances e complicações amorosas entre os personagens. Isso é meia verdade. Claro que não é a parte mais interessante da série, nem é o talento dela, mas a história tem que se expandir para evoluir, senão a fórmula cansa na segunda temporada.
No geral eu gostei bastante de The Newsroom, sobretudo em razão do trabalho do Jeff Daniels. Houve indicações a prêmios, inclusive de melhor ator, mas o desempenho foi modesto.
A série volta nesse ano e espero acompanhar conforme passe.
Recomendo.