quarta-feira, 24 de abril de 2019

Fyre Festival: Fiasco no Caribe

Esse documentário apareceu há alguns dias no Netflix e a sinopse é tão absurda, que nós precisávamos ver. Também fiquei surpreso em nunca ter ouvido falar nessa história ocorrida em 2017.

“Fascinados pela promessa de um festival luxuoso nas Bahamas, centenas de pessoas compraram pacotes que custavam de 10 a 100 mil dólares com direito a acomodações de luxos, apresentações musicais e as melhores comidas e aventuras. No entanto, ao chegar lá eles se depararam com um terreno ainda em construção e algumas tendas. Do dia para a noite, estavam presos em uma ilha deserta com condições instáveis e mudanças climáticas agressivas.”

O documentário é longo, mas muito bem construído. Ele vai pouco a pouco mostrando como uma ideia inconsequente pensada por jovens ricos e pseudo onipotentes se transformou em um crime.

Aos poucos o produtor via que não daria certo o festival, mas todo o luxo e glamour que ele forjou nas redes sociais fizeram com que ele não voltasse atrás e fosse tentando remendar conforme os problemas aconteciam. O resultado foi essa tragédia, com várias pessoas enganadas e vários golpes.

Gostei muito do foco em mostrar como a sociedade de consumo excludente que as redes sociais trazem faz com que pessoas gastem fortunas só para estarem dentro de um círculo. E quem cria as trends?

Esse documentário também discute a responsabilidade de pessoas famosas, os tais influencers, no conteúdo que postam e indiretamente endossam. Eles deveriam saber? A discussão é boa.

Recomendo essa história, que de tão absurda, faz a gente entender que por ser real, vivemos tempos absurdos.

FDL

0 comentários: