sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Em Águas Sombrias – Paula Hawkins

em águas sombrias

'“Aquele verbo, que pronunciei com total desconforto. Você não se jogaria. Nunca, jamais, não é assim que se faz. Você me disse isso. O penhasco não é alto o suficiente, você disse. São só 55 metros do topo até a superfície da água — as pessoas podem sobreviver à queda. Então, você disse, se estiver determinada, se estiver determinada mesmo, precisa tomar certas providências. Mergulhar de cabeça. Se estiver decidida, não pode se jogar, tem de mergulhar de cabeça.

E a não ser que esteja determinada, para que fazer uma coisa assim? Não dê uma de turista. Ninguém gosta de turistas.

As pessoas podem sobreviver à queda, mas isso não quer dizer que vão sobreviver. Aí está você, afinal, e não mergulhou de cabeça. Caiu em pé e eis o resultado: suas pernas estão quebradas, sua coluna está quebrada, você está quebrada. O que isso significa, Nel? Que perdeu a coragem? (Nem um pouco a sua cara.) Que não conseguiu conceber a ideia de cair de cabeça e desfigurar o seu lindo rosto? (Você sempre foi muito vaidosa.) Não faz sentido para mim. Não é típico de você fazer o que disse que não faria, ir contra si mesma.”

Paula Hawkins

Depois da boa impressão que tive com A Garota do Trem, comprei esse livro e já o coloquei na lista de leituras em thrillers. O problema é que muitos interessantes, pelo menos na sinopse, estão sendo lançados, então o rol está longo.

A história mostra uma pequena cidade em que há vários mistérios de mulheres que se matam ou são assassinadas em um local de um rio, chamado de Poço dos Afogamentos. Uma mulher chamada Nel começa a escrever um livro sobre o misterioso local e investiga a fundo o que ocorreu, mas, misteriosamente, acaba morrendo no local.

Em Águas Sombrias segue mais ou menos a forma narrativa da Garota no Trem, de ter capítulos dedicados a personagens, seja como narradores, seja como protagonistas. Só que nesse caso são bem mais pessoas participando.

Em alguns momentos a narrativa é preguiçosa, com alguns diálogos que me incomodaram. Mas, no geral, não é um livro ruim. Tem algumas reviravoltas boas, mas achei morno. Esperava mais de um segundo livro de uma autora que fez tanto sucesso.

De todo modo, quando sair o filme eu vou ver e não deixo de recomendar não.

Só não é com tanto entusiasmo.

FDL

0 comentários: