quarta-feira, 30 de maio de 2018

The Alienist

the alienistO Netflix indicou e eu fiquei curioso com o título, achei que teria algo a ver com o conto do Machado de Assis que eu li há muitos anos. Nada a ver, mas mesmo assim era bem interessante, começando pelo elenco: Daniel Brühl, Dakota Fanning e Luke Evans.

O alienista é Dr. Laszlo, interpretado por Brühl. Esse nome era dado no século XIX a todos os médicos que tratavam dos transtornos psiquiátricos. A série diz no começo dos episódios que entendia-se que a pessoa estava alheia de si mesma, por isso o nome. Então, até que tem alguma relação com o conto, mas para por aí.

O clima é bem sombrio, com uma pegada de Edgar Allan Poe ou Sherlock Holmes, com clara inspiração nos crimes de Jack, The Ripper. Ocorre que o ambiente é New York do final do século XIX, com personagem, inclusive, Theodore Roosevelt, na época comissário de polícia.

Fanning interpreta a assistente na Polícia Sara Howard, a primeira mulher a preencher o cargo. Luke Evans é o jornalista John Moore. Os três acabam se juntando, com auxílio de outros profissionais, a pedido de Roosevelt, para investigar a ação de um nefasto serial killer.

Isso ocorre porque o assassino tem como vítimas meninos pré-adolescentes que são explorados na prostituição vestidos de mulheres. São mortos com muita violência, de forma ritualística e em dias associados a datas comemorativas religiosas. O problema é que a Polícia não está muito interessada em capturar o criminoso, para não se indispor com os poderosos que exploram o meretrício e a possibilidade de o assassino ser alguém de posses.

Assim, nos 10 episódios há tanto uma caçada ao criminoso como a oportunidade de Laszlo conhecer mais a mente doentia de quem assassina dessa forma.

As relações pessoais também são exploradas, sobretudo por conta dos costumes da época e o assunto não ser algo comum naquele tempo.

Foi uma das minhas séries preferidas nesse ano. Impecável do começo ao fim, com tensão, violência, diálogos, enfim, tudo, na medida. Os atores trabalharam muito bem também.

Obviamente que foi inspirada em um livro, que no momento está muito caro, mas que no futuro pretendo adquirir e ler.

Não sei se haverá uma nova temporada, há rumores de que não, mas, vamos esperar para ver.

FDL

0 comentários: