sábado, 16 de setembro de 2017

Indefensável – O Goleiro Bruno e a História da Morte de Eliza Samudio – Paulo Carvalho, Leslie Leitão e Paula Sarapu

“O vestidinho, de botão e saia rodada, realçava a barriga de cinvo meses e lhe destacava os seios já cheios de leite. Seu semblante, no entanto, era o de uma menina assustada. Quem a conhecesse, diante daquela figura, se espantaria; ao contrário do visual com que habitualmente se apresentava, ali se via alguém desleixado, de cabelo desgrenhado. Tinha olheiras profundas, mas sequer recorrera à maquiagem – trunfo de qualquer mulher minimamente vaidosa. Do que se podia depreender apenas da fisionomia, era certo: Eliza tivera uma madrugada de terror.”

Paulo Carvalho, Leslie Leitão e Paula Sarapu

indefensávelPara a terceira parte dos crimes reais em setembro escolhi esse livro que estava aqui na estante há alguns anos já. Eu comprei na época do frenesi desse caso e achei que seria um livro oportunista, acabei perdendo o interesse. Peguei pela promoção mesmo. Somos vítimas do consumismo às vezes. Que seja com livros, pelo menos.

O negócio é que fiquei surpreso com esse livro. Ele tem um tom bem jornalístico. Depois verifiquei que os autores acompanharam o caso de perto, em várias publicações diferentes.

Indefensável conta o caso de Eliza Samudio, assassinada pelo amante Bruno, famoso goleiro brasileiro, que estava no auge de sua carreira, vislumbrando, inclusive uma vaga na seleção de futebol.

Esse caso foi excessivamente tratado pela mídia, tanto no começo, com o “desaparecimento” da “modelo”, quanto depois, nos julgamentos.

O livro é bem detalhista e achei a experiência válida não só pelo aspecto investigativo e narrativo da coisa toda. Os autores foram além e mostraram não só o ambiente do crime, mas também um panorama de como funcionam os bastidores dos grandes times de futebol, com atletas cheios de dinheiro, status, poder e blindados em seus mundinhos. Tudo isso sem preparo anterior, pois muitos vêm de famílias humildes. Logo, a sensação de onipotência e eternidade são muito perigosas na vida dessas pessoas.

Vários jogadores de futebol são mencionados na obra e fica evidente como o clima, pelo menos naquele time e naquela época, era tóxico e bem pouco próximo da filosofia esportiva.

Tenho que ressaltar também a importância de um caso como esse ter recebido atenção, mesmo que tenha sido apenas pela fama do criminoso. Isso porque a violência contra a mulher tem sido esquecida ou minimizada em atenção nos últimos tempos. Esse crime é, acima de tudo, um crime de violência contra a mulher.

No final, a leitura é rápida e o livro é apenas aparentemente curto. Até que tem bastante conteúdo.

Valeu a pena a leitura, que foi uma boa surpresa. Não tem nada de sensacional, mas me parece um relato honesto dos fatos.

Recomendo,

FDL

0 comentários: